Rio São Francisco

Otto Alencar quer Exército na recuperação do São Francisco

01:48Otto Alencar quer Exército na recuperação do São Francisco

Transcrição LOC: O SENADOR BAIANO OTTO ALENCAR COBROU MEDIDAS DO GOVERNO PARA RETIRAR TERRA, AREIA E DETRITOS DO LEITO DO RIO SÃO FRANCISCO. A OPERAÇÃO É CONHECIDA COMO “DESASSOREAMENTO”. LOC: E O SENADOR FLÁVIO BOLSONARO AFIRMOU QUE VAI EXPOR AO GOVERNO E AO EXÉRCITO A SITUAÇÃO PELA QUAL PASSA “O VELHO CHICO”. A REPORTAGEM É DE RODRIGO RESENDE: (Repórter) O senador Otto Alencar, do PSD da Bahia, lamentou o assoreamento do Rio São Francisco. Otto destacou que apresentou no Plano Plurianual, planejamento de 4 anos do orçamento federal, proposta de reserva de 1,2 bilhão de reais para a retirada de terra, areia e detritos das calhas principais do Velho Chico. O senador baiano ainda pediu apoio da área de engenharia do Exército e apontou que o problema não é a falta de chuvas: (Otto Alencar) Nunca choveu tanto na calha do Rio São Francisco, na Bacia do Rio, como agora. Se os canais estivessem desobstruídos, Sobradinho estaria com 70% de volume útil. Está em torno de 38%. Digamos que o coração seja a bacia e que as coronárias estejam entupidas. Adianta fazer transfusão de sangue? Não adianta! É a mesma coisa: calha de rio entupida, não chega água em barragem. (Repórter) O senador Flávio Bolsonaro, do PSL do Rio de Janeiro, afirmou que vai conversar com o Comando do Exército para verificar a situação dos batalhões de engenharia e como eles poderiam ser utilizados a favor do Rio São Francisco: (Flávio Bolsonaro) O que eu posso me comprometer, junto ao comandante do Exército, em um primeiro momento, para que a gente possa, primeiro, reforçar o quadro dramático e preocupante que V. Exa. relata; em segundo, reforçar os batalhões de engenharia que, como V. Exa. colocou, têm o conhecimento de como fazer as reparações necessárias nos afluentes e em toda a Bacia do São Francisco, e a gente pode levar, a partir daí, se houver um entendimento, essa proposta que V. Exa. coloca para o Presidente da República, sobre esse tipo de intervenção. (Repórter) O senador Otto Alencar também demonstrou preocupação com a invasão das águas do mar para dentro do Rio São Francisco, movimento que é contrário à natureza já que, geralmente, o rio é que deságua no oceano. O Rio São Francisco também está sofrendo com a chegada em suas águas do óleo que atinge praias na costa nordestina.

O senador Otto Alencar (PSD-BA) pediu medidas urgentes para o desassoreamento do Rio São Francisco. Além de mais recursos para obras, Otto sugeriu a utilização dos batalhões de Engenharia do Exército. O senador Flávio Bolsonaro (PSL-RJ) afirmou que irá consultar o Comando do Exército para verificar um possível apoio em favor do “Velho Chico”. A reportagem é de Rodrigo Resende, da Rádio Senado.

TÓPICOS:
Água  Bahia  Bolsonaro  Orçamento  Presidente da República  PSD  PSL  Rio de Janeiro  Rio São Francisco  Senador Flávio Bolsonaro  Senador Otto Alencar 

Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900 | Telefone: 0800 61 22 11
Ao vivo