Otto Alencar denuncia políticas criminosas na segurança hídrica no Brasil — Rádio Senado
CDR

Otto Alencar denuncia políticas criminosas na segurança hídrica no Brasil

A segurança hídrica e a educação estiveram entre os pontos de debate na Comissão de Desenvolvimento Regional (CDR) nesta quarta-feira (3). O senador Otto Alencar (PSD-BA) denunciou que políticas públicas passadas utilizadas em rios, bacias, barragens e outras reservas hídricas foram criminosas. Ele afirmou que o Rio São Francisco está praticamente morto e pediu a decretação de estado de emergência por parte do governo federal. No setor educacional, os senadores aprovaram que a Política para os Centros de Desenvolvimento Regional seja avaliada este ano pela CDR. A reportagem é de Floriano Filho.

03/04/2019, 13h00 - ATUALIZADO EM 03/04/2019, 18h21
Duração de áudio: 02:44
Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) realiza reunião com 14 itens. Entre eles, o PLS 789/2015-Complementar, que cria a região integrada do Polo Caruaru-Campina Grande.

Em pronunciamento, à bancada, senador Otto Alencar (PSD-BA).

Foto: Roque de Sá/Agência Senado
Roque de Sá/Agência Senado

Transcrição
LOC: A SEGURANÇA HÍDRICA E A EDUCAÇÃO ESTIVERAM ENTRE OS PONTOS DE DEBATE NA COMISSÃO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL NESTA QUARTA-FEIRA. LOC: O SENADOR OTTO ALENCAR ACUSOU GOVERNOS PASSADOS DE IRRESPONSABILIDADE E ATOS CRIMINOSOS NA GESTÃO DE RIOS E SANEAMENTO NO BRASIL. A REPORTAGEM É DE FLORIANO FILHO. (Repórter) O Brasil tem um das maiores reservas hídricas do mundo, com um complexo sistema de rios e gigantescos aquíferos em reservatórios subterrâneos. Mas a má gestão desses recursos tem colocado em risco o abastecimento de água e a própria segurança hídrica em várias partes do país. Ainda ocorrem problemas típicos do subdesenvolvimento, como o despejo massivo de esgoto não tratado e a ação predatória no meio ambiente como a destruição de matas ciliares. O senador Otto Alencar, do PSD da Bahia, apresentou parecer na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo sobre a gestão de águas no Norte e Nordeste. Ele lembrou, por exemplo, que mais da metade dos domicílios no Norte do país não têm acesso à água potável, apesar de a região ter quase 70% das águas doces superficiais do Brasil. Também denunciou que políticas públicas passadas utilizadas em rios, bacias, barragens e outras reservas hídricas foram criminosas. E ao afirmar que o Rio São Francisco está praticamente morto, ele pediu a decretação de estado de emergência por parte do governo federal. (Otto Alencar) Para se agir imediatamente em estado de emergência. Primeiro fazer o desassoreamento e depois o trabalho mais longo que é de replantio das matas ciliares da beira do rio que foram desmatadas de forma criminosa. (Repórter) No setor educacional, os senadores aprovaram a revisão da Política para os Centros de Desenvolvimento Regional pela Comissão. O senador Izalci Lucas, do PSDB do Distrito Federal, apresentou o requerimento para avaliar a criação desses centros em universidades e polos de pesquisa. A senadora Zenaide Maia, do PROS do Rio Grande do Norte, afirmou que a medida é necessária para alavancar o potencial de desenvolvimento em todas as regiões do país. (Zenaide): Não existe desenvolvimento sem educação. E chamar a educação para ver a situação regional deste país (...) é uma ideia brilhante. (Repórter) Os senadores também aprovaram a criação de uma subcomissão temporária para acompanhar as obras da Usina de Belo Monte e uma audiência pública para discutir os limites para barracas e empreendimentos privados em praias. OFS 29/2018, REQ 15/2019 – CDR, REQ 12/2019 – CDR, REQ 13/2019 - CDR

Ao vivo
00:0000:00