Audiência pública

Organizações apontam que metas do PNE não estão sendo cumpridas

02:10Organizações apontam que metas do PNE não estão sendo cumpridas

Transcrição LOC: DE ACORDO COM ORGANIZAÇÕES QUE MONITORAM O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO NO BRASIL, AS METAS EDUCACIONAIS DEFINIDAS EM 2014 NÃO VÊM SENDO CUMPRIDAS. LOC: O ALERTA FOI FEITO NESTA TERÇA-FEIRA DURANTE AUDIÊNCIA PÚBLICA NO SENADO, COMO PARTE DA AÇÃO MUNDIAL PARA INCENTIVAR A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADOLESCENTES. REPÓRTER FLORIANO FILHO. (Repórter) A audiência pública aconteceu na Comissão de Educação do Senado e faz parte da iniciativa global contra o trabalho infantil e de combate à exclusão escolar. Um dos participantes foi o ativista indiano e ganhador do prêmio Nobel da Paz em 2014, Kailash Satyarthi. Ele afirmou que existe uma clara relação entre trabalho precoce, pobreza e analfabetismo. ( Kailash Satyarthi) Existem fortes evidências e dados que provam um paradigma triangular, uma relação triangular entre pobreza, trabalho infantil e analfabetismo. Eles são causa e consequência uns dos outros. (Repórter) No Brasil, a Campanha Nacional pelo Direito à Educação vem monitorando as metas estabelecidas pelo Plano Nacional de Educação, que foi sancionado em 2014. Segundo Daniel Cara, Coordenador-Geral da campanha, a situação no Brasil é preocupante, especialmente nas zonas rurais. (Daniel Clara) Nós fechamos no Brasil 40 mil escolas no campo, o que demonstra um retrocesso enorme em termos de garantia do direito à educação. O Plano Nacional de Educação 2014 – 2024 não vem sendo cumprido no Brasil. O descumprimento do Plano Nacional de Educação começa em 2015. (Repórter) A presidente da Comissão de Educação, senadora Lúcia Vânia, do PSDB de Goiás, disse que a atual crise política e econômica do país torna o quadro ainda mais grave. (Lúcia Vânia) Apesar da maior proteção social existente hoje no Brasil, o incremento atual verificado na participação de crianças mais jovens no mercado de trabalho agrícola pode ter como uma das causas a crise econômica sem precedentes que atinge o país. (Repórter) Apesar dos avanços registrados no Brasil, ainda existem mais de dois milhões e seiscentas mil crianças e adolescentes trabalhando precocemente no país.

De acordo com organizações que monitoram o Plano Nacional de Educação (PNE), as metas definidas em 2014 não vêm sendo cumpridas. O alerta foi feito nesta terça-feira (13) durante audiência pública da Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), como parte da ação mundial para incentivar a educação de jovens e adolescentes.

Segundo a presidente da comissão, senadora Lúcia Vânia (PSB–GO), a atual crise política e econômica do país torna o quadro ainda mais grave.

TÓPICOS:
Pobreza  PSDB  Crise econômica  Trabalho  Analfabetismo  Adolescentes  Goiás  Política  Senadora Lúcia Vânia  Esporte  CE  Trabalho Infantil  Escolas  Comissão de Educação, Cultura e Esporte  Cultura  Comissão de Educação  Educação  Plano Nacional de Educação  PNE 

Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900 | Telefone: 0800 61 22 11
Ao vivo