Oposição vai reapresentar pedido de instalação da CPI do BNDES — Rádio Senado

Oposição vai reapresentar pedido de instalação da CPI do BNDES

LOC: A OPOSIÇÃO VAI REAPRESENTAR PEDIDO PARA A INSTALAÇÃO DA CPI DO BNDES. 

LOC: GOVERNISTAS AFIRMAM QUE NÃO HÁ FATOS CONCRETOS QUE JUSTIFIQUEM AS INVESTIGAÇÕES NO BANCO QUE FAZ EMPRÉSTIMOS PARA EMPRESAS. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN.  

TÉC: O líder do Democratas, senador Ronaldo Caiado, de Goiás, decidiu apresentar novamente o pedido de instalação da CPI do BNDES. A comissão tem o objetivo de investigar os empréstimos concedidos pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social para empresas privadas e governos estrangeiros desde 2007. A CPI vai apurar também o endividamento do Tesouro, que fez repasses para a instituição, além dos termos e garantias usados nas operações. Ronaldo Caiado argumentou que a retirada de seis assinaturas não inviabiliza a reapresentação do pedido da CPI, já que ele não foi lido em Plenário. O senador avalia que o Palácio do Planalto teme as investigações pelo fato de as irregularidades no BNDES serem mais graves do que as da Petrobras. 

(Caiado) A CPI do BNDES é algo muito mais grave que a CPI da Petrobras. E com repercussão que atingiria toda a estrutura de governo. Acho que a preocupação em não deixar que progrida a instalação da CPI é algo que mostra que o governo se ocupou para tentar impedi-la desde o nascimento. 

REPÓRTER: O líder do PT, senador Humberto Costa, de Pernambuco, negou pressão pela retirada das assinaturas ao afirmar que o governo não apoia a CPI pela inexistência de provas sobre as irregularidades no BNDES. 

(H. Costa) Enquanto não houver um fato determinado que justifique a realização dessa CPI, acho que não haverá apoio concreto. Até porque se trata de um banco estratégico para o país. Nós sabemos que é altamente suscetível a qualquer utilização política, mais até que a Petrobras. 

REPÓRTER: Para uma CPI ser criada, são necessárias 27 assinaturas. A oposição correrá atrás do apoio dos senadores do PSB, cuja bancada tem 6 integrantes, para reapresentar o pedido.
08/04/2015, 05h30 - ATUALIZADO EM 08/04/2015, 05h30
Duração de áudio: 02:01
Ao vivo
00:0000:00