Oposição se mobiliza para instalar nova CPI Mista da Petrobras em fevereiro — Rádio Senado

Oposição se mobiliza para instalar nova CPI Mista da Petrobras em fevereiro

LOC: A OPOSIÇÃO JÁ SE MOBILIZA PARA INSTALAR UMA NOVA CPI MISTA DA PETROBRAS EM FEVEREIRO. 

LOC: OS GOVERNISTAS AVALIAM QUE TUDO VAI DEPENDER DAS DENÚNCIAS A SEREM APRESENTADAS PELO MINISTÉRIO PÚBLICO. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN.  

TÉC: Sob o argumento de que a CPI Mista da Petrobras não aprofundou as investigações do esquema de corrupção na estatal, PSDB, DEM, PPS e do PSB vão coletar assinaturas em fevereiro para a instalação de uma nova Comissão. A oposição argumenta que o governo impediu, por exemplo, a quebra dos sigilos das empresas que fizeram repasses de recursos da Petrobras para partidos políticos. Os oposicionistas defendem a apuração da denúncia do ex-diretor da Petrobras, Paulo Roberto Costa, de que esse esquema ocorreu em outras estatais, a exemplo da Eletrobras. O senador Ataídes Oliveira do PSDB de Tocantins citou ainda o depoimento da ex-gerente da Petrobras, Venina Fonseca, que teria alertado a diretoria da estatal sobre as irregularidades na empresa. 

(Ataídes) Vamos dar sequência a essa investigação porque ela está manca e pela metade.Tem muita estória para se ver. O caso Venina, por exemplo, é simplesmente uma cereja no relatório do juiz Sérgio Mouro. 

REPÓRTER: O líder do PT, senador Humberto Costa, de Pernambuco, avalia que a decisão sobre uma nova CPI da Petrobras será do novo Congresso Nacional. Segundo ele, com as ações formalizadas pela Justiça no ano que vem, se uma nova Comissão não for instalada, as denúncias poderão ser apuradas pelos Conselhos de Ética do Senado e da Câmara dos Deputados no caso do envolvimento de parlamentares. 

(H.Costa) Isso é uma decisão do futuro Congresso. Não podemos falar em nome de tanto novos senadores e parlamentares que foram eleitos agora. Acho que vamos estar debruçados não sobre a investigação de um modo geral, mas já tratando daquilo que for objeto de denúncia do procurador-geral da República junto ao Supremo no que tange a parlamentares envolvidos nesse processo. 

REPÓRTER: A nova legislatura terá início em fevereiro.
19/12/2014, 00h28 - ATUALIZADO EM 19/12/2014, 00h28
Duração de áudio: 02:03
Ao vivo
00:0000:00