Oposição se mobiliza para criar CPI da Petrobras — Rádio Senado

Oposição se mobiliza para criar CPI da Petrobras

LOC: A OPOSIÇÃO SE MOBILIZA PARA CRIAR A CPI DA PETROBRAS NO SENADO OU UMA MISTA, QUE CONTARÁ COM A PARTICIPAÇÃO DE DEPUTADOS.  

LOC: A BASE GOVERNISTA DESCARTA A COMISSÃO PARLAMENTAR NO CONGRESSO NACIONAL AO AFIRMAR QUE O CASO JÁ ESTÁ SENDO INVESTIGADO. REPÓRTER HÉRICA CHRISTIAN. 

(Repórter) Os partidos de oposição já começaram a coletar assinaturas no Senado para tentar criar a CPI da Petrobras. Segundo o líder do Democratas, senador José Agripino Maia do Rio Grande do Norte, a comissão vai investigar a compra da refinaria de Pasadena, que custou mais de um bilhão e 500 milhões de dólares embora tivesse o valor de mercado de US$ 41 milhões, o recebimento de propina por servidores da Petrobras, além do fato de o governo brasileiro estar bancando sozinho a construção da Refinaria Abreu e Lima, que foi orçada inicialmente em dois bilhões de dólares, mas que já consumiu vinte bilhões, apesar de o empreendimento ser uma parceria com a estatal venezuelana PDVSA. O presidente do PSDB, senador Aécio Neves de Minas Gerais, explicou que a oposição vai tentar uma CPI no Senado ou uma Mista, que contará com a participação de deputados. Para ele, as denúncias graves precisam ser investigadas pelo Congresso Nacional. 

(Aécio Neves) A convocação de uma CPMI é uma imposição dos fatos. O Congresso Nacional tem a responsabilidade constitucional de fiscalizar as ações do Poder Executivo e as denúncias são da maior gravidade e colocam em risco sim não só a credibilidade da Petrobras, mas do próprio governo.  

(Repórter) Já o líder do PT, senador Humberto Costa, do PT de Pernambuco, avalia que a CPI não se justifica já que as denúncias estão sendo investigadas. 

(Humberto Costa) Se ficarmos nos fatos que estão aí até agora, acredito que não há indícios suficientes para uma CPI. Até pelo fato que todas essas denúncias são antigas e estão sendo objeto de investigação da Polícia Federal, do Ministério Público, da Controladoria Geral e da própria Petrobras. Então, a CPI se transformaria em um palco de disputa política. 

(Repórter) Um grupo de senadores entregou ao procurador-geral da República, Rodrigo Janot, um pedido para que o Ministério Público Federal também investigue as denúncias envolvendo a Petrobras.
25/03/2014, 07h08 - ATUALIZADO EM 25/03/2014, 07h08
Duração de áudio: 02:03
Ao vivo
00:0000:00