Plenário

Oposição quer convocar Paulo Guedes para explicar declaração sobre “AI-5”

02:15Oposição quer convocar Paulo Guedes para explicar declaração sobre “AI-5”

Transcrição LOC: OPOSIÇÃO QUER CONVOCAR MINISTRO DA ECONOMIA PARA EXPLICAR DECLARAÇÃO SOBRE “AI-5”. LOC: LÍDER DO GOVERNO ESCLARECE QUE FALA DE PAULO GUEDES FOI RETIRADA DE CONTEXTO. REPÓRTER HÉRICA CHRISTIAN (Repórter) O senador Fabiano Contarato, da Rede Sustentabilidade do Espírito Santo, apresentou um voto de repúdio ao ministro da Economia, Paulo Guedes, por declarações relacionadas ao AI-5, Ato Institucional número 5, que fechou o Congresso Nacional na Ditadura Militar e suspendeu garantias individuais. Em entrevista em Washington, nos Estados Unidos, Guedes não descartou uma medida radical em resposta a manifestações de rua, como ocorrem no Chile. Esse posicionamento motivou o senador Rogério Carvalho, do PT de Sergipe, a pedir a convocação do ministro na Comissão de Assuntos Econômicos. Para o parlamentar, a declaração polêmica de Paulo Guedes é para esconder os resultados ruins da economia. (Rogério) E todos nós sabemos o que isso significou o fechamento do Congresso, fechamento as instituições democráticas e, portanto, ele precisa explicar isso para a Comissão de Assuntos Econômicos porque no nosso entender essa declaração prejudica a posição do Brasil no mundo e cria uma imagem de um País autoritário. O que ele fez por um desserviço à democracia, ao país e à economia. (Repórter) Mas o líder do governo, senador Fernando Bezerra Coelho, do MDB de Pernambuco, disse que a declaração do ministro foi retirada de contexto. Ele afirmou que Paulo Guedes está conseguindo melhorar a economia ao citar a redução do desemprego e o aumento das projeções do crescimento do País. (Fernando Bezerra Coelho) Temos que julgar o ministro pelo conjunto da sua obra. Ele está dando conta do recado. Nós temos compromisso com a defesa do regime democrático. Aqui e acolá, se houver uma frase mal colocada, é importante que a crítica seja feita, mas eu quero aqui sair em defesa do Ministro Paulo Guedes, porque ele merece o respeito. (Repórter) O voto de repúdio precisa ser votado pelo Plenário do Senado e o pedido de convocação pela Comissão de Assuntos Econômicos. A Rede Sustentabilidade também entrou com uma representação contra Paulo Gudes na Comissão de Ética Pública da Presidência da República.

A Rede Sustentabilidade apresentou um voto de repúdio ao ministro da Economia, Paulo Guedes, por declarações relacionadas ao AI-5, Ato Institucional número 5, que fechou o Congresso Nacional na Ditadura Militar. O senador Rogério Carvalho (PT-SE) quer convocar o  ministro na Comissão de Assuntos Econômicos.  Mas o líder do governo, senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), afirmou que a declaração de Guedes foi tirada de um contexto. E reforçou a defesa da democracia. As informações são da repórter da Rádio Senado, Hérica Christian.

TÓPICOS:
Chile  Comissão de Assuntos Econômicos  Congresso Nacional  Democracia  Desemprego  Ditadura militar  Economia  Espírito Santo  Estados  Estados Unidos  Institucional  Manifestações  MDB  Oposição  Pernambuco  Plenário do Senado  Presidência da República  PT  Rede  Rede Sustentabilidade  Senador Fabiano Contarato  Senador Fernando Bezerra Coelho  Senador Rogério Carvalho  Sergipe  Sustentabilidade 

Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900 | Telefone: 0800 61 22 11
Ao vivo