Oposição quer convocar ex-contadora de doleiro — Rádio Senado

Oposição quer convocar ex-contadora de doleiro

LOC: A OPOSIÇÃO QUER CONVOCAR EX-CONTADORA DO DOLEIRO ACUSADO DE LAVAGEM DE DINHEIRO COM CONTRATOS DA PETROBRAS. 

LOC: APESAR DO RECESSO, AS DUAS COMISSÕES TÊM SESSÃO CONVOCADA PARA ESTA SEMANA. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN.  

TÉC: A oposição já tem pronto um requerimento de convocação da contadora Meire Bonfim da Silva para apresentar na reunião de quarta-feira da CPI Mista da Petrobras. Em depoimento à Polícia Federal, ela revelou que o esquema de lavagem de dinheiro do doleiro Alberto Yousseff envolveu empreiteiras e partidos políticos, como PTB, PMDB, PT e PP. Segundo Meire, as empresas de Yousseff fecharam contratos com empresas prestadoras de serviço à Petrobras apresentando notas fiscais frias. Ela citou ainda a participação do ex-diretor de Abastecimento da estatal, Paulo Roberto Costa, no esquema. Ao avaliar como graves as denúncias, o líder do Democratas, senador José Agripino Maia, do Rio Grande do Norte, confirmou que a oposição vai convocar a ex-contadora do doleiro. 

(Agripino) Os deputados integrantes da oposição já anunciaram que vão apresentar o requerimento de convocação para que a Meire venha à CPI prestar seu testemunho. São graves as denúncias, claro que são. 

REPÓRTER: O relator da CPI do Senado, senador José Pimentel do PT do Ceará, afirmou que a convocação da ex-contadora do doleiro dependerá do presidente da Comissão, senador Vital do Rêgo do PMDB da Paraíba. Pimentel argumentou, no entanto, que as denúncias são antigas. 

(Pimentel) Essa matéria vem desde 2000 ou 2001, e ele já tinha feito acordo com a justiça em épocas anteriores. Portanto, é uma matéria que está na agenda política, de investigação do Ministério Público e da Operação Lava Jato há bastante tempo. 

REPÓRTER: A reunião das duas CPIs Petrobras está prevista para quarta-feira. A do Senado deverá votar requerimentos de convocação e pedidos de informação. Já a Comissão Mista deve ouvir o ex-diretor da Área Internacional da Petrobras, Nestor Cerveró.
11/08/2014, 01h03 - ATUALIZADO EM 11/08/2014, 01h03
Duração de áudio: 01:58
Ao vivo
00:0000:00