Oposição deve pedir extinção da CPI da Petrobras — Rádio Senado

Oposição deve pedir extinção da CPI da Petrobras

LOC: A OPOSIÇÃO DEVE PEDIR A EXTINÇÃO DA CPI DA PETROBRAS DO SENADO APÓS DENÚNCIAS DE FAVORECIMENTO AOS DEPOENTES. 

LOC: EM NOTA, O PRESIDENTE DA COMISSÃO SE COMPROMETE EM INVESTIGAR AS SUSPEITAS. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN.  

TÉC: As lideranças dos partidos de oposição devem se reunir na tarde desta segunda-feira para decidir se vão solicitar o encerramento da CPI da Petrobras do Senado. Segundo denúncias da Revista Veja, as perguntas feitas pelo relator, senador José Pimentel do PT do Ceará, teriam sido elaboradas por assessores do partido e do Palácio do Planalto e repassadas previamente com as prováveis respostas para os depoentes, entre eles, a diretora da Petrobras, Graça Foster, e o ex-diretor Sérgio Gabrielli. Apesar de considerar grave a denúncia, o vice-líder do PSDB, senador Álvaro Dias, do Paraná, disse que não se surpreendeu com a manobra ao lembrar que a CPI do Senado já era conhecida como chapa-branca. Ele ressaltou que a CPI Mista da Petrobras não é diferente, mas, pelo menos, conta com a participação da oposição. Diante do que chamou de fraude, Álvaro Dias defende a extinção da CPI do Senado e um pedido de investigação pelo Ministério Público Federal. 

(A. Dias) Defendo uma posição mais radical de pedir a extinção dessa CPI. As duas se constituem em fraude. A extinção de uma mantém uma fraude, melhor uma do que duas, já que é fraude. E não podemos compactuar com isso. Agora cabe à oposição adotar medidas judiciais.  

REPÓRTER: Por meio de nota, o presidente da CPI, senador Vital do Rego, do PMDB da Paraíba, se disse surpreso com as denúncias de favorecimento aos depoentes. Ele determinou a investigação dos fatos com a punição dos responsáveis. Vital do Rêgo considera prejudicial qualquer favorecimento que possa comprometer as investigações. Ele afirmou ainda que os trabalhos da CPI vão continuar pela importância das investigações.
04/08/2014, 01h52 - ATUALIZADO EM 04/08/2014, 01h52
Duração de áudio: 01:49
Ao vivo
00:0000:00