Oposição deve indicar integrantes da CPI Mista da Petrobras — Rádio Senado

Oposição deve indicar integrantes da CPI Mista da Petrobras

LOC: A OPOSIÇÃO DEVE INDICAR OS INTEGRANTES DA CPI MISTA DA PETROBRAS. IDEIA É INSTALAR APENAS UMA COMISSÃO ENVOLVENDO DEPUTADOS E SENADORES.  

LOC: OS LÍDERES PARTIDÁRIOS SE REÚNEM NESTA TERÇA-FEIRA PARA DECIDIR QUEM CONDUZIRÁ AS INVESTIGAÇÕES DE DENÚNCIAS CONTRA A ESTATAL. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN.  

TÉC: O presidente do Senado, Renan Calheiros, do PMDB de Alagoas, espera receber nesta terça-feira as indicações dos integrantes das duas CPIs da Petrobras. De acordo com o segundo vice-presidente do Senado, Romero Jucá do PMDB de Roraima, no mesmo dia, os líderes partidários vão decidir se as investigações serão feitas apenas pelos senadores ou por deputados e senadores. Ele avalia que prevalecerá o entendimento da CPI Mista. 

(Jucá) Não tem sentido se fazer duas investigações paralelas sobre o mesmo assunto. Acho que a Mista é mais abrangente. Acho que a tendência é que os líderes se entendam e a partir, definam as indicações para a CPI Mista. 

REP: O líder do PT, senador Humberto Costa, de Pernambuco, defenderá a CPI exclusiva do Senado por acreditar que as investigações serão mais fáceis de serem conduzidas por um colegiado menor. 

(Humberto) Acho que seria um equívoco termos duas CPIs ou termos uma CPI Mista. Se queremos fazer uma investigação serena com todo o cuidado necessário para não transformá-la numa disputa político-eleitoral, o ideal é que possamos fazê-la no Senado até porque foi aqui que essa discussão se iniciou. 

REP: O líder do Democratas, senador José Agripino Maia do Rio Grande do Norte, anunciou que a oposição não deverá apresentar os nomes da CPI do Senado para priorizar a CPI Mista. 

(Agripino) Seguramente não teremos duas CPIs. A opção do PSDB, DEM, PPS e do próprio PMDB na Câmara é pelo funcionamento da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito, composta por deputados e senadores. Basta que os líderes indiquem os membros da comissão e não indiquem os da outra comissão. 

REP: Feitas as indicações, os parlamentares vão se reunir para eleger o presidente da Comissão, que deverá ser do PMDB, e indicar o relator, que será do PT, por serem as maiores bancadas nas duas Casas.
05/05/2014, 12h45 - ATUALIZADO EM 05/05/2014, 12h45
Duração de áudio: 02:01
Ao vivo
00:0000:00