Oposição decide viajar pelo país para esclarecer a população sobre a Reforma da Previdência — Rádio Senado
Comissões

Oposição decide viajar pelo país para esclarecer a população sobre a Reforma da Previdência

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados deve votar na próxima semana a admissibilidade da Reforma da Previdência do governo Temer. Entre as mudanças estão o aumento do tempo de contribuição e da idade mínima para 65 anos para homens e mulheres, a redução do valor das pensões e a elevação para 70 anos para o pagamento do Benefício de Prestação Continuada correspondente a um salário mínimo para quem nunca contribuiu.

A proposta só deverá chegar ao Senado no ano que vem. Mas a oposição já se mobiliza contra as alterações nas regras de aposentadoria. Segundo a senadora Gleisi Hoffmann (PT – PR), pela Reforma ou o trabalhador começa a pagar o INSS aos 16 anos de idade ou se aposentará depois de 50 anos de contribuição.

09/12/2016, 12h44 - ATUALIZADO EM 09/12/2016, 12h48
Duração de áudio: 02:02
Marcos Oliveira/Agência Senado

Transcrição
LOC: OPOSIÇÃO DECIDE VIAJAR PELO PAÍS PARA ESCLARECER A POPULAÇÃO SOBRE A REFORMA DA PREVIDÊNCIA. LOC: GOVERNISTAS AVISAM QUE NÃO HÁ ESPAÇO PARA MUDANÇAS NA PROPOSTA, QUE PREVÊ AUMENTO DA IDADE MÍNIMA E DO TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO. REPÓRTER HÉRICA CHRISTIAN. TÉC: A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados deve votar na próxima semana a admissibilidade da Reforma da Previdência. Entre as mudanças estão o aumento do tempo de contribuição e da idade mínima para 65 anos para homens e mulheres, a redução do valor das pensões e a elevação para 70 anos para o pagamento do Benefício de Prestação Continuada correspondente a um salário mínimo para quem nunca contribuiu com o INSS. A proposta só deverá chegar ao Senado no ano que vem. Mas a oposição já se mobiliza contra as novas regras de aposentadoria. A senadora Gleisi Hoffmann do PT do Paraná criticou todos os pontos, em especial, o que acaba com a diferença de idade entre as mulheres e os homens. (Gleisi) Igualar tempo de aposentadoria para homem e mulher desconhecendo completamente a realidade das mulheres no mercado de trabalho. Elas têm mais dificuldade de arrumar emprego e têm dupla e tripla jornada. E segundo, os cortes dos benefícios de prestação continuada e das pensões, ou seja, as pessoas voltarão a receber menos de um salário mínimo, o que já foi vedado na Constituição de 1988. REP: O líder do governo no Congresso Nacional, senador Romero Jucá do PMDB de Roraima, argumentou que as regras adotadas são semelhantes às de outros países e que vão garantir os pagamentos futuros. Citou que no México a idade mínima é de 70 anos e que no Brasil a conta do INSS não fecha porque muitos trabalhadores começaram a receber o benefício cedo. (Jucá) Se não recompusermos o equilíbrio da Previdência, daqui a pouco anos não haverá mais dinheiro para pagar o salário nem dos servidores nem dos aposentados. Não queremos isso. Muitos países, inclusive da Europa, tiveram que adotar medidas drásticas ao reduzir o pagamento de salários e aposentadorias. REP: O Palácio do Planalto espera aprovar a Reforma da Previdência na Câmara e no Senado até meados do ano que vem. Depois da PEC do teto de gastos, as mudanças nas regras de aposentadoria são consideradas pelo governo essenciais para o ajuste nas contas do País.

Ao vivo
00:0000:00