Balanço 2019

Oposição apresenta balanço dos trabalhos de 2019

02:12Oposição apresenta balanço dos trabalhos de 2019

Transcrição LOC: SENADORES QUE FAZEM OPOSIÇÃO AO GOVERNO BOLSONARO APRESENTARAM UM BALANÇO DAS ATIVIDADES DE 2019. LOC: PARA 2020, A OPOSIÇÃO PROMETE BRIGAR PELA APROVAÇÃO DA PROPOSTA QUE TORNA O FUNDEB PERMANENTE, E PELA ELABORAÇÃO DE UMA REFORMA TRIBUTÁRIA QUE COMBATA DESIGUALDADES. A REPORTAGEM É DE LARA KINUE. TÉC: Com o início de um novo governo, 2019 foi um ano de mudanças administrativas e de reformas. Segundo análise da oposição ao governo no Senado, 2019 foi um ano de conquistas e derrotas. Líder dos oposicionistas, o senador Randolfe R odrigues, da Rede Sustentabilidade do Amapá, classificou a administração de Bolsonaro como uma “gestão de retrocessos”. (Randolfe Rodrigues) Ser líder da oposição ao governo de Jair Bolsonaro é o maior desafio da minha vida parlamentar, porque é um governo regressivo em relação aos direitos individuais, fundamentais, em relação aos direitos humanos. Mas o que é mais grave é um governo regressivo em relação aos direitos sociais do povo brasileiro conquistado com muita luta desde a Constituição de 1988. (REP) O senador Paulo Paim, do PT gaúcho, destacou que, em 2019, os maiores esforços da oposição foram para tentar reduzir os efeitos negativos das medidas propostas pelo governo. (Paulo Paim) Olha, o trabalho da oposição foi um trabalho de resistência, né. Nós mais conseguimos diminuir o prejuízo, diminuir os danos para o povo brasileiro do que conseguimos efetivamente aprovar projetos. (REP) A senadora Zenaide Maia, do Pros do Rio Grande do Norte, lembrou algumas vitórias, como a manutenção da demarcação de terras indígenas no Ministério da Justiça e o aumento no número de projetos aprovados de proteção às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar. No entanto, a senadora lamentou a aprovação da Reforma da Previdência. (Zenaide Maia) A gente lutou muito, mas, o que foi aprovado se mais grave que a gente não conseguiu praticamente emplacar nenhum destaque, nenhuma emenda, foi essa famosa Reforma da Previdência, que na verdade ela impossibilita de qualquer trabalhador se aposentar, principalmente os trabalhadores que não tem segurança no trabalho. (REP) A expectativa da oposição para 2020 é que sejam debatidos projetos como a Reforma Tributária, a PEC que torna o Fundeb permanente e a derrubada da MP do “Emprego Verde Amarelo”. Com supervisão de Maurício de Santi, da Rádio Senado, Lara Kinue.

Integrantes da Oposição ao governo Bolsonaro no Senado e do Bloco Parlamentar Resistência Democrática apresentaram um balanço das atividades em 2019. Os senadores falaram ainda das expectativas para o ano que vem. A reportagem é de Lara Kinue, da Rádio Senado.

TÓPICOS:
Amapá  Bolsonaro  Constituição  Constituição de 1988  Direitos Humanos  Direitos individuais  Indígenas  Justiça  Ministério da Justiça  Novo governo  Oposição  Previdência  PROS  PT  Rede  Rede Sustentabilidade  Reforma da Previdência  Reforma Tributária  Rio Grande do Norte  Segurança  Senador Paulo Paim  Senador Randolfe Rodrigues  Senadora Zenaide Maia  Sustentabilidade  Trabalho  Violência  Violência Doméstica e Familiar 

Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900 | Telefone: 0800 61 22 11
Ao vivo