Novo serviço checa se informações sobre o Senado nas redes sociais são falsas — Rádio Senado
Senado Verifica

Novo serviço checa se informações sobre o Senado nas redes sociais são falsas

Foi lançado nesta terça-feira (7) o Senado Verifica: Fato ou Fake?, um serviço de checagem de informações relativas ao Senado para combater notícias falsas. O projeto é desenvolvido pela Secretaria de Comunicação Social (Secom), em parceria com a Ouvidoria da Casa.  O Senado terá 30 dias pra checar e enviar a resposta, de acordo com a política de uso do serviço. Serão checadas informações e conteúdos relacionados a proposições, atividades legislativas e administração da Casa. Mais detalhes com o repórter Pedro Pincer, da Rádio Senado.

07/07/2020, 21h07 - ATUALIZADO EM 07/07/2020, 21h07
Duração de áudio: 02:15
Imagem com o selo Senado Verifica no canto superior direito, ao fundo uma segura um celular. A tela do celular mostra a imagem de um conversa de whatsapp.
Divulgação

Transcrição
LOC: NOVO SERVIÇO CHECA A VERACIDADE DAS INFORMAÇÕES SOBRE O SENADO PUBLICADAS NAS REDES SOCIAIS LOC: O CIDADÃO PODERÁ SOLICITAR A APURAÇÃO DE NOTÍCIAS RELACIONADAS A PROPOSIÇÕES, ATIVIDADES LEGISLATIVAS E ADMINISTRAÇÃO DA CASA. REPÓRTER PEDRO PINCER: TÉC: Foi lançado nesta terça-feira o Senado Verifica: Fato ou Fake?, um serviço de checagem de informações relativas ao Senado para combater notícias falsas. O projeto é desenvolvido pela Secretaria de Comunicação Social (Secom), em parceria com a Ouvidoria da Casa. O Senado terá 30 dias pra checar e enviar a resposta, de acordo com a política de uso do serviço. Serão checadas informações e conteúdos relacionados a proposições, atividades legislativas e administração da Casa. O material checado pela Secom receberá uma de três classificações: Fake, Fato ou Impreciso. As checagens serão publicadas na página do serviço no portal do Senado, que também disponibilizará orientação sobre combate a “fake news” e acesso a conteúdos sobre o Senado. Ao anunciar o lançamento, o senador Weverton, do PDT do Maranhão, na presidência da sessão, explicou como usar a nova ferramenta. (Weverton) Qualquer cidadão poderá solicitar a apuração de informações consideradas enganosas ou incorretas, compartilhadas nas redes sociais ou pelo WhatsApp, bastando entrar em contato pela página da Ouvidoria, pelo telefone 0800 612211 ou pelo e-mail senadoverifica@senado.leg.br (REP) O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, elogiou o novo serviço e ressaltou que quanto maior a presença de informação oficial nas redes sociais, maior a capacidade de enfrentamento às notícias falsas, que tanto prejudicam a democracia. A diretora da Secom, Érica Ceolin, enfatizou que os veículos de comunicação do Senado são fonte primária de informação sobre as atividades da Casa e, com o novo serviço, a secretaria valoriza esse trabalho e assegura uma forma de o cidadão conferir a veracidade das informações que recebe dessa fonte. (Érica Ceolin) Você vai poder ir na fonte para saber se aquela informação é verdadeira. É mais um canal de comunicação do Senado com o cidadão. (REP) O Senado Verifica manterá parceria com o serviço de checagem da Câmara, o Comprove, já que muitos temas são tratados nas duas Casas legislativas. Da Rádio Senado, Pedro Pincer.

Ao vivo
00:0000:00