Novas tecnologias para reciclagem do lixo serão tema de debate — Rádio Senado

Novas tecnologias para reciclagem do lixo serão tema de debate

LOC: AS NOVAS TECNOLOGIAS PARA A RECICLAGEM DO LIXO SERÃO TEMA DE DEBATE NA SUBCOMISSÃO TEMPORÁRIA DE RESÍDUOS SÓLIDOS.
 
LOC: A SUBCOMISÃO FOI CRIADA PARA ACOMPANHAR A IMPLANTAÇÃO DA POLÍTICA NACIONAL DE RÉSIDUOS SÓLIDOS APROVADA EM 2010. REPÓRTER FRANCISCO COELHO.

(Repórter) Parlamentares e especialistas vão debater na próxima quarta-feira, na Subcomissão Temporária de Resíduos Sólidos, as novas tecnologias voltadas para a reciclagem. A subcomissão foi instalada em 2013 para acompanhar a implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, aprovada em 2010 no Senado. Pela lei os municípios têm até agosto deste ano para acabar com os chamados lixões. A Meta pode não ser cumprida. O senador Anibal Diniz, do PT do Acre disse que o maior desafio para as cidades é a falta de orçamento.
 
(Anibal Diniz) Efetivamente tem que se implantar unidades de tratamento nos municípios e os municípios não tem dinheiro para isso. O que tem de emergente agora é uma linha de financiamento própria para implantação das unidades de tratamento do lixo adequadamente em todos os municípios. Esse é o problema. 

(Repórter) O senador ressalta ainda que a participação da população é de fundamental importância para implantação das políticas de reciclagem e de tratamento do lixo.
 
(Anibal Diniz) Uma lei ela só ganha efetividade quando ela tem o conhecimento e a adesão da população. Se a população não aderir e se sentir motivada a contribuir para a implementação da lei ela fica com o papel frio. 

(Repórter) Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE, em 2008 o Brasil contava com mais de dois mil e novecentos lixões. Com a implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, eles devem ser substituídos por unidades de tratamento, que separam o lixo orgânico do inorgânico. O orgânico é destinado para a compostagem e o restante para a reciclagem.
02/06/2014, 05h20 - ATUALIZADO EM 02/06/2014, 05h20
Duração de áudio: 01:45
Ao vivo
00:0000:00