Proantar

Nova estação brasileira na Antártida deve ser inaugurada em janeiro de 2020

02:02Nova estação brasileira na Antártida deve ser inaugurada em janeiro de 2020

Transcrição LOC: A NOVA ESTAÇÃO COMANDANTE FERRAZ, ESTRUTURA BRASILEIRA NA ANTÁRTIDA, DEVE SER INAUGURADA EM JANEIRO DE 2020. LOC: A ANTIGA ESTAÇÃO FOI DESTRUÍDA POR UM INCÊNDIO EM 2012. A REPORTAGEM É RODRIGO RESENDE: (Repórter) Em fevereiro de 2012, um incêndio destruiu 70 por cento da estação brasileira Comandante Ferraz, na Antártida. Quase 8 anos depois, os pesquisadores brasileiros que dependem da ida até o continente gelado para promover suas pesquisas terão um novo espaço, remodelado. A nova estação vai ser inaugurada em janeiro de 2020, como aponta Sérgio Guida, Secretário da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar do Comando da Marinha do Brasil: (Sérgio Guida) Foi uma construção que durou cerca de 3 anos. Nós estamos numa expectativa muito boa porque iniciaremos as pesquisas a partir de novembro. Então, a estação já será inaugurada em janeiro operando a pleno vapor com dois projetos de pesquisa ou três operando na estação (Repórter) Sérgio lembra que a estação permite, além da elaboração de pesquisas, a participação do Brasil no Tratado Antártico, que regulamenta a exploração científica no local: (Sérgio Guida) Ciência e tecnologia é o que está no DNA do Proantar. Na realidade nós só existimos como logística para apoiar a ciência da Antártica, que é fundamental, a ciência dentro do Tratado Antártico nos dá direito a voto e veto. (Repórter) O senador Izalci Lucas, do PSDB do Distrito Federal, que esteve na Antártida, lembrou que a presença brasileira naquele continente colabora para o desenvolvimento da pesquisa no país e também é importante para as questões de segurança e de soberania: (Izalci Lucas) Recentemente eu estive na Antártica e realmente nós temos que ter segurança e proteção para o desenvolvimento da pesquisa. (Repórter) Sérgio Guida espera que novas pesquisas possam ser desenvolvidas, pois assim o custo de manutenção da estação, que é fixo, ficaria de certa forma diluído: (Sérgio Guida) Porque os recursos de logística são recursos fixos. Nós usamos da ordem de 80 milhões de recursos por ano para a logística. Então quanto mais recursos para a pesquisa, mais diluirá esse gasto de recursos fixos. (Repórter) Uma equipe de 16 militares brasileiros já fica alojada na estação Comandante Ferraz. A troca do grupo é feita a cada 13 meses.

A nova estação Comandante Ferraz, estrutura brasileira na Antártida, deve ser inaugurada em janeiro de 2020. De acordo com o senador Izalci Lucas (PSDB-DF), a estação é um importante instrumento para a pesquisa e também para a soberania nacional. A reportagem é de Rodrigo Resende, da Rádio Senado. Ouça o áudio com mais informações.

 

TÓPICOS:
Ciência e Tecnologia  Distrito Federal  Logística  Marinha do Brasil  PSDB  Segurança  Senador Izalci Lucas  Tecnologia  Antartida  Estação Comandante Ferraz 

Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900 | Telefone: 0800 61 22 11
Ao vivo