Projeto

Nova Esperança-PR pode se tornar a capital nacional da seda

01:06Nova Esperança-PR pode se tornar a capital nacional da seda

Transcrição LOC: A CIDADE DE NOVA ESPERANÇA, NO PARANÁ, PODERÁ RECEBER O TÍTULO DE CAPITAL NACIONAL DA SEDA. LOC: PROJETO COM ESSE OBJETIVO FOI APROVADO PELA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO DO SENADO. A REPORTAGEM É DE RODRIGO RESENDE: (Repórter) Localizada no Oeste do Paraná, a quase 500 quilômetros de Curitiba, a cidade de Nova Esperança poderá ser a Capital Nacional da Seda. Proposta com esse objetivo foi aprovada pela Comissão de Educação do Senado. A cultura da seda começou no Brasil em meados do século XIX, mas foi durante a segunda guerra que o mercado brasileiro foi impulsionado, já que países produtores como Japão e China estavam envolvidos no conflito, o que exigiu a busca de alternativas pelos compradores. O Paraná sempre teve destaque na produção de seda, em especial Nova Esperança. O relator da proposta, senador Flávio Arns, da Rede Sustentabilidade do Paraná, chamou atenção para a grande influência do produto na economia da cidade: (Flávio Arns) Hoje, o município responde por 15% dos casulos verdes produzidos no Estado, equivalentes a mais de 325 mil quilos por safra, o que coloca Nova Esperança como a maior produtora, o município maior produtor de seda da América Latina. (Repórter) A proposta será analisada agora pelo plenário do Senado.

Nova Esperança, no Paraná, poderá ser a capital nacional da seda. Projeto com esse objetivo foi aprovado pela comissão de educação do Senado (PL 4487/2019). O senador Flávio Arns (Rede-PR) lembrou que a cidade é a maior produtora de seda da América Latina. A reportagem é de Rodrigo Resende, da Rádio Senado.

 

TÓPICOS:
América Latina  China  Cultura  Economia  Educação  Japão  Paraná  Plenário do Senado  Rede  Rede Sustentabilidade  Senador Flávio Arns  Sustentabilidade  PR 

Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900 | Telefone: 0800 61 22 11
Ao vivo