Nestor Cerveró nega que tenha enganado Dilma sobre compra de refinaria — Rádio Senado

Nestor Cerveró nega que tenha enganado Dilma sobre compra de refinaria

LOC: EM DEPOIMENTO À CPI DA PETROBRAS EXCLUSIVA DO SENADO, EX-DIRIGENTE NEGA QUE TENHA ENGANADO A PRESIDENTE DILMA ROUSSEFF NO PROCESSO DE COMPRA DA REFINARIA DE PASADENA, NOS ESTADOS UNIDOS. 

LOC: NESTOR CEVERÓ REAFIRMOU QUE AS CLÁUSULAS OMITIDAS NO RESUMO DO CONTRATO DE AQUISIÇÃO NÃO ERAM IMPORTANTES. REPÓRTER GEORGE CARDIM.  

TÉC: Em depoimento à CPI da Petrobras do Senado, o ex-diretor da área internacional da estatal, Nestor Cerveró, defendeu a compra da Refinaria Passadena nos Estados Unidos, em 2006, e disse que a aquisição foi avaliada por consultorias e fazia parte do planejamento estratégico da Petrobras para o mercado externo. Cerveró justificou que as cláusulas omitidas no resumo do contrato de compra não eram importantes. Segundo ele, dois itens considerados polêmicos, um que assegurava uma rentabilidade mínima para a sócia Astra Oil e outro que obrigava a Petrobrás a comprar a participação da empresa belga em caso de desacordo, são normais neste tipo de negócio. 

(Cerveró) Estas cláusulas não tinham importância, não têm importância, na aprovação deste negócio, este negócio. Estas cláusulas são contratuais, normais em qualquer tipo de associação. 

(REPÓRTER) O relator, senador José Pimentel, do PT do Ceará, lembrou que a presidente Dilma Rousseff, que na época presidia o Conselho de Administração da Estatal, manifestou que deu aval ao negócio baseada em um resumo executivo falho elaborado por Cerveró. (Pimentel) “ Posteriormente , soube-se que tal resumo era técnica e juridicamente falho, pois omitia qualquer referência às cláusulas "Marlim" e “opção de compra” que integravam o contrato. Que, que se conhecidas, seguramente não seriam aprovadas pelo conselho. 

(REPÓRTER) Nestor Cerveró lembrou que trabalhou na Petrobrás por quase 40 anos e negou que tenha enganado a presidente Dilma Rousseff no processo de compra da refinaria. 

(Cerveró) Se eu teria enganado a então presidente do conselho de administração. Eu tenho uma história, ao é extremamente injusto depois de quase 40 anos de dedicação este tipo de consideração. Eu ter enganado, para mim é inaceitável. 

(REPÓRTER) A reunião contou apenas com os senadores da base aliada. O senador Flexa Ribeiro, do PSDB do Pará, voltou a defender a instalação de uma CPI Mista com a participação de deputados. 

(Flexa) Acontece que a CPi que está instalada é uma CPI chapa branca. Então nós teremos a instalação de uma CPMI para buscar forças para aquilo que queremos. Proteger a Petrobrás e saber dos erros feitos que lá estão sendo executados. 

(REPÓRTER) O ex-diretor da área internacional da Petrobras também disse que, após os investimentos da empresa, atualmente a refinaria de Passadena é lucrativa e já recebeu prêmios nos Estados Unidos.
22/05/2014, 02h15 - ATUALIZADO EM 22/05/2014, 02h15
Duração de áudio: 02:47
Ao vivo
00:0000:00