Mulher de Cachoeira e policial federal aposentado decidem ficar calados — Rádio Senado

Mulher de Cachoeira e policial federal aposentado decidem ficar calados

LOC: INTEGRANTES DA CPI DO CACHOEIRA COBRAM O ENVIO COMPLETO DE DOCUMENTOS POR AUTORIDADES E A CRIAÇÃO DE SUBRELATORIAS. 

LOC: MAIS UMA VEZ, DEPOENTES PREFERIRAM FICAR EM SILÊNCIO, APESAR DE O PRESIDENTE DA COMISSÃO TER SUGERIDO SESSÃO SECRETA. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN. 

(REPÓRTER): A esposa do contraventor Carlos Ramos, Andressa Mendonça, veio na condição de investigada e não de testemunha porque é considerada integrante da quadrilha de Carlinhos Cachoeira. Apesar de não ter um habeas corpus, ela se valeu do direito constitucional de permanecer em silêncio. Já o policial federal aposentado, Joaquim Thomé, acusado de espionagem, veio munido de uma decisão judicial que o livrava de responder às perguntas. O presidente da CPI, senador Vital do Rêgo, do PMDB da Paraíba, ainda insistiu para que os depoentes colaborassem com as investigações. Ele chegou a sugerir a realização de uma sessão secreta. Mas os dois depoentes recusaram a proposta. Vital do Rêgo minimizou mais uma vez o silêncio dos convocados ao afirmar que nem mesmo o juiz federal, Alderico Rocha, conseguiu fazer com que os investigados falassem. 

(Vital) O grande trabalho da CPI é buscar com a quebra dos sigilos ou com as transferências do material que aqui chegam os elementos comprobatórios dessa grande organização criminosa. Vocês viram que eu tentei mais, questionei e fui além do que poderia no que o rito estabelecia para buscar o mínimo de colaboração. REP: Já o senador Álvaro Dias do PSDB do Paraná solicitou que o presidente da CPI cobre dos bancos o envio da quebra de sigilo bancário de vários investigados, e da Polícia Federal a liberação de material audiovisual. Segundo ele, a CPI deve apostar na análise dessa documentação. 

(A.Dias) Faltam 88 dias para a sua conclusão e de concreto, muito pouco. Não tivemos resultados objetivos. A não ser o depoimento de dois governadores, os depoimentos foram irrelevantes. E a documentação não chega integralmente, as informações bancárias e os vídeos em poder da Polícia Federal. 

REP: O senador Pedro Taques do PDT de Mato Grosso cobrou a criação de subrelatorias. Segundo ele, isso poderá agilizar as investigações. 

(Taques) Por exemplo, uma subrelatoria com dois ou três parlamentares cuidaria da Delta, dois ou três outros parlamentares cuidariam da contravenção, dos jogos, de caça-níqueis, dois ou três parlamentares cuidariam de crimes envolvendo corrupção, ofensa à Lei de Licitação, que ocorreu através da organização criminosa. Lá na frente, chegaríamos ao bom termo e à verdade como o cidadão deseja. 

REP: O presidente da CPI afirmou que na reunião administrativa da próxima semana, todos os integrantes da CPI vão decidir se serão criadas subrelatorias. Nesta quarta-feira, estão previstos os depoimentos da ex-mulher de Cachoeira, Andrea Aprígio, e do contador Rubmaier de Carvalho.
07/08/2012, 01h50 - ATUALIZADO EM 07/08/2012, 01h50
Duração de áudio: 03:05
Ao vivo
00:0000:00