MP que muda Política Nacional de Mobilidade Urbana tem comissão instalada — Rádio Senado
MP 906/2019

MP que muda Política Nacional de Mobilidade Urbana tem comissão instalada

Foi instalada nesta quarta-feira (11) a comissão mista que vai analisar a Medida Provisória 906 de 2019. A MP trata de novo prazo para que os municípios com mais de 20 mil habitantes ou que integrem regiões metropolitanas aprovem seus planos de mobilidade urbana, compatíveis com os planos diretores das cidades. Após a nova data limite - 12 de abril de 2021 -, e até que se cumpra a obrigatoriedade, os municípios inadimplentes ficam impedidos de receber recursos da pasta de transportes. A reportagem é de  Raquel Teixeira.

11/12/2019, 19h54 - ATUALIZADO EM 11/12/2019, 20h01
Duração de áudio: 01:17
Comissão Mista da Medida Provisória (CMMPV) n° 906 de 2019, que institui as diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana, realiza reunião para instalação e eleição de presidente e vice. 

Mesa: 
senador Acir Gurgacz (PDT-RO); 
presidente eventual, deputado Vinicius Poit (Novo-SP).

Foto: Pedro França/Agência Senado
Foto: Pedro França/Agência Senado

Transcrição
LOC: MUNICÍPIOS COM MAIS DE 20 MIL HABITANTES OU QUE INTEGREM REGIÕES METROPOLITANAS TÊM NOVO PRAZO PARA APROVAÇÃO DO PLANO DE MOBILIDADE URBANA. LOC: COMISSÃO MISTA QUE VAI ANALISAR A PROPOSTA É INSTALADA E ACIR GURGACZ ELEITO PRESIDENTE. REPÓRTER RAQUEL TEIXEIRA. TÉC: A Medida Provisória 906 de 2019 estende para 12 de abril de 2021 o prazo para que os municípios com mais de 20 mil habitantes ou que façam parte de região metropolitana ou aglomerações urbanas com população superior a um milhão de habitantes aprovem o plano de mobilidade urbana. A proposta também determina que o documento precisa ser compatível com o plano diretor da cidade, que serve como base de orientação da ocupação do solo, seguindo interesses coletivos e de preservação da natureza. Após a data limite, e até que se cumpra a obrigatoriedade, o município inadimplente fica impedido de receber recursos orçamentários referentes ao setor de transportes. A comissão mista que vai analisar a MP elegeu como presidente o deputado Vinícius Poit, do Novo de São Paulo. O senador Acir Gurgácz, do PDT de Rondônia, foi escolhido como relator e lembrou que já trabalha com o assunto em outra subcomissão. (ACIR) Tenho certeza de que nós temos muito a fazer com relação à mobilidade urbana, nós já temos um trabalho na subcomissão aqui no senado exatamente sobre mobilidade urbana e vamos fazer esse trabalho junto com deputados. Rep: Depois de passar pelos deputados e senadores do colegiado, a proposta precisa ser aprovada pelos plenários da Câmara e do Senado. Da Rádio Senado, Raquel Teixeira.

Ao vivo
00:0000:00