MP que reestrutura o setor de energia deve ser votada na quarta-feira — Rádio Senado
Medida Provisória

MP que reestrutura o setor de energia deve ser votada na quarta-feira

O relatório do deputado Julio Lopes (PP-RJ) à MP 814/2017 foi lido em 25 de abril. A expectativa era que a votação fosse nesta terça-feira (08), mas isso não foi possível e o exame do texto deve acontecer na quarta (09) pela manhã. O presidente da comissão, senador Eduardo Braga (PMDB-AM), informou que foi retirado do relatório o artigo que permitia que a Eletrobras e suas controladas — Furnas, Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf), Eletronorte, Eletrosul e a Companhia de Geração Térmica de Energia Elétrica (CGTEE) — fossem incluídas no Programa Nacional de Desestatização (PND).

08/05/2018, 18h41 - ATUALIZADO EM 08/05/2018, 18h41
Duração de áudio: 01:22
Comissão Mista da Medida Provisória nº 814, de 2017, que trata sobre a privatização da Eletrobras, realiza reunião para apreciação de relatório.

Mesa:
relator da CMMPV 814/2017, deputado Julio Lopes (PP-RJ); 
presidente da CMMPV 814/2017, senador Eduardo Braga (PMDB-AM).

Foto:  Marcos Oliveira/Agência Senado
Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

Transcrição
LOC: O RELATÓRIO DA MEDIDA PROVISÓRIA QUE REESTRUTURA O SETOR ELÉTRICO DEVE SER VOTADO NESTA QUARTA-FEIRA PELA COMISSÃO ESPECIAL QUE EXAMINA A MATÉRIA. LOC: SE FOR APROVADO, O TEXTO SEGUIRÁ PARA ANÁLISE DO PLENÁRIO DA CÂMARA DOS DEPUTADOS. REPÓRTER LARISSA BORTONI. TÉC: O objetivo inicial da MP 814, que foi editada no ano passado, era criar condições para a privatização da Eletrobras e de seis subsidiárias da empresa. No entanto, como explicou o presidente da comissão que analisa a proposta, senador Eduardo Braga, do PMDB do Amazonas, o artigo que viabilizava a venda da estatal de energia elétrica foi retirado do relatório em exame na comissão. Segundo Eduardo Braga, o propósito é a reestruturação do setor elétrico. (Eduardo Braga) É uma medida provisória sobre o modelo do setor elétrico e o modelo do setor de gás. Trata das concessionárias. Trata de ativos da Eletrobras. Não trata no parecer e no relatório apresentado de privatização do setor elétrico. (LB) A senadora Vanessa Grazziotin, do PC do B do Amazonas, concordou que o novo texto da MP não trata mais da venda da Eletrobras, mas prepara o caminho para a privatização. (Vanessa Grassiotin) Essa medida provisória é fundamental para o sucesso das privatizações planejadas ou em curso no nosso país. (LB) Aprovada na comissão mista, a medida provisória segue para votação nos plenários da Câmara dos Deputados e do Senado.

Ao vivo
00:0000:00