Votações

MP do Contribuinte Legal é aprovada em votação remota

02:12MP do Contribuinte Legal é aprovada em votação remota

Transcrição LOC: PLENÁRIO DO SENADO APROVA MEDIDA PROVISÓRIA QUE PERMITE RENEGOCIAÇÃO DE DÍVIDAS COM A UNIÃO. LOC: SENADORES PARTICIPARAM DE VOTAÇÃO VIA INTERNET PARA EVITAR O CONTÁGIO PELO CORONAVÍRUS. REPÓRTER RAQUEL TEIXEIRA. TÉC: O objetivo da Medida Provisória é facilitar o pagamento de dívidas por meio da negociação entre os devedores e o Fisco chamada de transação, instrumento já previsto pelo Código Tributário Nacional para estimular a regularização de débitos fiscais. A ferramenta vai ajudar na recuperação de débitos do governo, além de trazer benefícios para os contribuintes participantes, como adiamento de prazos, descontos e substituição de garantias. A senadora Kátia Abreu, do Tocantins, falou sobre a importância da MP. (KÁTIA) O objetivo dessa mp é fazer não só o refiz, que é uma regra geral para todos, o interessante é que cada caso será avaliado de acordo com as condições da sua empresa e das suas condições de pagamento. Só a dívida ativa são um trilhão e 400 bilhões de reais, dois milhões de contribuintes estão na dívida ativa. Rep: Durante a sessão, foram apresentados e acatados cinco pedidos feitos por senadores para retirar artigos considerados estranhos ao assunto original da medida provisória. Um dos pontos retirados, como destacou o senador Fabiano Contarato, da Rede Sustentabilidade do Espírito Santo, tratava da remuneração dos auditores fiscais: (FABIANO) Esse artigo é um contrabando legislativo, uma matéria que não tem absolutamente nada a ver com o texto da medida provisória e que possibilita um aumento de 21 mil reais no salário dos auditores. Rep: E o senador Chico Rodrigues, do Democratas de Roraima, também argumentou que é preciso pensar na recuperação da crise econômica mundial gerada pela pandemia do Coronavírus. (CHICO) Com todo respeito que tenho pelo trabalho dos auditores fiscais do Brasil esse não é o momento para que o parlamento aprove qualquer aumento salarial tendo em conta a gravidade da crise provocada pela pandemia de Coronavírus e seus reflexos na economia. Rep: Aprovada com tantos votos favoráveis e tantos contrários, se não fosse analisada pelo plenário do Senado, a MP perderia a validade nesta quarta-feira. A matéria segue para a sanção presidencial. Da Rádio Senado, Raquel Teixeira.

Senado aprova Medida Provisória 899 de 2019, que estabelece a transação como forma de resolução de dívidas entre contribuintes e a União. A votação aconteceu remotamente, via internet, para evitar que os parlamentares corram risco de contágio pelo Coronavírus. O texto segue para a sanção presidencial. As informações com a repórter Raquel Teixeira.

TÓPICOS:
Código Tributário  Coronavírus  Crise econômica  Economia  Espírito Santo  Internet  Medida Provisória  Plenário do Senado  Rede  Rede Sustentabilidade  Roraima  Senador Chico Rodrigues  Senador Fabiano Contarato  Senadora Kátia Abreu  Sustentabilidade  Tocantins  Trabalho  União 

Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900 | Telefone: 0800 61 22 11
Ao vivo