MP do Contribuinte Legal é aprovada em votação remota — Rádio Senado
Votações

MP do Contribuinte Legal é aprovada em votação remota

Senado aprova Medida Provisória 899 de 2019, que estabelece a transação como forma de resolução de dívidas entre contribuintes e a União. A votação aconteceu remotamente, via internet, para evitar que os parlamentares corram risco de contágio pelo Coronavírus. O texto segue para a sanção presidencial. As informações com a repórter Raquel Teixeira.

24/03/2020, 21h57 - ATUALIZADO EM 24/03/2020, 21h59
Duração de áudio: 02:12
Sessão deliberativa remota destinada a votar a Medida Provisória (MP) 899/2019, que inclui empresas optantes do Simples em um programa de acertos de dívidas com a União.

Durante a sessão deliberativa remota, conduzida pelo 1º vice-presidente do Senado Federal,  senadores debatem o assunto e votam a matéria pelo computador, sem estar presentes ao Plenário. 

Na sala da Secretaria de Tecnologia da Informação do Senado Federal (Prodasen), senadores e funcionários da Casa se preparam para o ínicio da sessão. 

Na tela, 1° vice-presidente do Senado Federal, senador Antonio Anastasia (PSD-MG).

Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado
Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

Transcrição
LOC: PLENÁRIO DO SENADO APROVA MEDIDA PROVISÓRIA QUE PERMITE RENEGOCIAÇÃO DE DÍVIDAS COM A UNIÃO. LOC: SENADORES PARTICIPARAM DE VOTAÇÃO VIA INTERNET PARA EVITAR O CONTÁGIO PELO CORONAVÍRUS. REPÓRTER RAQUEL TEIXEIRA. TÉC: O objetivo da Medida Provisória é facilitar o pagamento de dívidas por meio da negociação entre os devedores e o Fisco chamada de transação, instrumento já previsto pelo Código Tributário Nacional para estimular a regularização de débitos fiscais. A ferramenta vai ajudar na recuperação de débitos do governo, além de trazer benefícios para os contribuintes participantes, como adiamento de prazos, descontos e substituição de garantias. A senadora Kátia Abreu, do Tocantins, falou sobre a importância da MP. (KÁTIA) O objetivo dessa mp é fazer não só o refiz, que é uma regra geral para todos, o interessante é que cada caso será avaliado de acordo com as condições da sua empresa e das suas condições de pagamento. Só a dívida ativa são um trilhão e 400 bilhões de reais, dois milhões de contribuintes estão na dívida ativa. Rep: Durante a sessão, foram apresentados e acatados cinco pedidos feitos por senadores para retirar artigos considerados estranhos ao assunto original da medida provisória. Um dos pontos retirados, como destacou o senador Fabiano Contarato, da Rede Sustentabilidade do Espírito Santo, tratava da remuneração dos auditores fiscais: (FABIANO) Esse artigo é um contrabando legislativo, uma matéria que não tem absolutamente nada a ver com o texto da medida provisória e que possibilita um aumento de 21 mil reais no salário dos auditores. Rep: E o senador Chico Rodrigues, do Democratas de Roraima, também argumentou que é preciso pensar na recuperação da crise econômica mundial gerada pela pandemia do Coronavírus. (CHICO) Com todo respeito que tenho pelo trabalho dos auditores fiscais do Brasil esse não é o momento para que o parlamento aprove qualquer aumento salarial tendo em conta a gravidade da crise provocada pela pandemia de Coronavírus e seus reflexos na economia. Rep: Aprovada com tantos votos favoráveis e tantos contrários, se não fosse analisada pelo plenário do Senado, a MP perderia a validade nesta quarta-feira. A matéria segue para a sanção presidencial. Da Rádio Senado, Raquel Teixeira.

Ao vivo
00:0000:00