MP amplia oferta à bolsa-formação do Pronatec — Rádio Senado

MP amplia oferta à bolsa-formação do Pronatec

LOC: MEDIDA PROVISÓRIA AMPLIA OFERTA À BOLSA-FORMAÇÃO DO "PRONATEC", O PROGRAMA DE ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E EMPREGO  

LOC: A PROPOSTA EM ANÁLISE NO CONGRESSO NACIONAL GARANTE O BENEFÍCIO TAMBÉM PARA ALUNOS DA REDE PARTICULAR DE ENSINO. REPÓRTER SERGIO VIEIRA. 

TEC: A MP 593 ampliou a lista de quem pode se beneficiar das chamadas "Bolsas-Formação" do Pronatec, o Programa de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego. A proposta inclui agora alunos de escolas particulares. A medida do governo também aumentou o número de instituições que podem oferecer as Bolsas, pois incluiu as faculdades e as universidades privadas. Antes só as instituições públicas e o chamado "Sistema S", como o Senac e o Senai, podiam oferecer o benefício. Por causa desse direcionamento, a comissão de parlamentares que analisa a MP decidiu promover uma Audiência com representantes do Ministério da Educação e das faculdades privadas, antes de votar a proposta. O objetivo, como explicou o presidente da Comissão, deputado Isalci Lucas do PSDB do Distrito Federal, é fazer com que a proposta do governo provoque uma expansão na oferta de vagas em ensino técnico, principalmente nas cidades pequenas e do interior do país. 

(ISALCI LUCAS): Importantíssima né? Até porque o grande déficit no Brasil hoje na educação está relacionado ao ensino técnico. Nós precisamos não só melhorar a qualidade, mas também ampliar a oferta principalmente no interior do país, que tem pouca estrutura. E nós temos que aproveitar essas instituições que tem estrutura no Brasil todo, que são instituições de ensino superior privada e também o Sistema S, para poder exatamente ampliar a oferta de curso técnico. 

(REP): O relator desta proposta é o senador Paulo Bauer do PSDB de Santa Catarina.
28/02/2013, 12h56 - ATUALIZADO EM 28/02/2013, 12h56
Duração de áudio: 01:30
Ao vivo
00:0000:00