Ministra Maria do Rosário deve participar de audiência da CDH — Rádio Senado

Ministra Maria do Rosário deve participar de audiência da CDH

LOC: A SECRETÁRIA NACIONAL DE DIREITOS HUMANOS, MINISTRA MARIA DO ROSÁRIO, DEVERÁ PARTICIPAR DA PRIMEIRA AUDIÊNCIA DA COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS E LEGISLAÇÃO PARTICIPATIVA DO SENADO, CUJOS TRABALHOS DO ANO FORAM INICIADOS NESTA QUARTA-FEIRA. 

LOC: A MINISTRA MARIA DO ROSÁRIO DEVERÁ RECEBER VOTO DE LOUVOR DA COMISSÃO, AGORA PRESIDIDA PELO SENADOR PAULO PAIM. O SENADOR DO PT GAÚCHO FOI ELEITO PARA COMANDAR A COMISSÃO NOS PRÓXIMOS DOIS ANOS. A VICE- PRESIDENTE É A SENADORA ANA RITA, DO PT DO ESPÍRITO SANTO. REPORTER NARA FERREIRA. 

TÉC: A sugestão do voto de louvor para a secretária nacional de Direitos Humanos partiu do senador Pedro Simon, do PMDB gaúcho. (SIMON) Maria do Rosário foi de uma felicidade nota mil porque a imprensa noticiava vamos ver como vai ser o discurso da ministra, como vai explicar a mudança de posição do atual governo em relação ao governo Lula. Ela falou e mostrou o contrário, o problema da dona Clinton e do embaixador francês, esses sim tem que explicar as mudanças de posição. Eu convidaria que ela viesse aqui para expor essa nova realidade. (REP) O senador Paulo Paim, do PT gaúcho, afirmou que a ministra já está convidada para participar da primeira reunião após a instalação dos trabalhos. Ele foi eleito presidente do colegiado para o biênio 2011/2012 e ressaltou haver muito trabalho à frente. (PAIM) É a única comissão do Senado que tem um negro na presidência e uma mulher como vice, exatamente na Comissão de Direitos Humanos, e isso mostra o compromisso que temos contra todo tipo de preconceito, todo tipo de violência, e na construção de um mundo melhor para todos. (REP) A senadora Ana Rita, do PT do Espírito Santo, foi escolhida vice-presidente da comissão. Ela destacou que o colegiado deve debater o aumento constante dos casos de violência contra a mulher. A senadora Marta Suplicy, do PT de São Paulo, prometeu empenho para conseguir a aprovação do projeto que torna crime discriminar os homossexuais. A proposta foi desarquivada graças a um pedido da senadora, apoiado por outros 27 senadores. (MARTA) Me parece que o assunto já tem um caldo na casa e na sociedade já há mais tempo até, onde as pessoas reconhecem que a questão do combate à homofobia é uma questão de respeito ao ser humano, à cidadania. (REP) Já o senador Sérgio Petecão, do PMN do Acre, propôs uma audiência pública sobre os imigrantes haitianos que chegam ao seu estado pela fronteira com o Peru. (PETECÃO) O Brasil gasta fortunas para deslocar o exército para ajudar os haitianos e quando eles estão aqui na nossa fronteira, batendo à nossa porta, se toma a decisão de não estender a mão a essas pessoas que passam por situação muito difícil. As condições que eles estão vivendo em território peruano dizem são condições sub-humanas. (Rep) O presidente da comissão, Paulo Paim, disse ainda que quer incentivar a legislação participativa - o fato de a comissão permitir que qualquer cidadão, por meio de uma entidade nacional, apresente projetos de lei. 
02/03/2011, 01h27 - ATUALIZADO EM 02/03/2011, 01h27
Duração de áudio: 02:33
Ao vivo
00:0000:00