Ministério do Turismo pode realizar intercâmbios para qualificar profissionais — Rádio Senado

Ministério do Turismo pode realizar intercâmbios para qualificar profissionais

LOC: O MINISTÉRIO DO TURISMO PODERÁ REALIZAR PROGRAMAS DE INTERCÂMBIO COM OUTROS PAÍSES PARA QUALIFICAR PROFISSIONAIS PARA A COPA DE 2014 E AS OLIMPÍADAS DE 2016.

LOC: A AFIRMAÇÃO FOI FEITA PELO DIRETOR DO MINISTÉRIO DO TURISMO AOS SENADORES DA SUBCOMISSÃO DO SENADO, QUE DISCUTIU POLÍTICAS DE QUALIFICAÇÃO EMPRESARIAL E PROFISSIONAL PARA OS EVENTOS, NESTA TERÇA-FEIRA. REPÓRTER PATRÍCIA NOVAES.

(REPÓRTER): O Diretor do Departamento de Estruturação, Articulação e Ordenamento Turístico, do Ministério do Turismo, Ricardo Martini Moesch disse que por conta dos indícios de irregularidades nos convênios do Ministério do Turismo diversos programas foram suspensos. Mas, segundo ele, o novo ministro da Pasta, Gastão Vieira, pretende utilizar a experiência do Sistema S, como SESI, SEBRAE e SENAC, para capacitar profissionais. Segundo Ricardo, um estudo realizado pelo ministério em sessenta e cinco cidades brasileiras revelou que a média de avaliação na prestação de serviços no Brasil é de 5,2, em uma pontuação de um a dez.
(RICARDO MARTINI): É uma média muito baixa para um destino do Brasil que hoje é um dos...internacionais e concorre com outros países como destino turístico.
(REPÓRTER): Ricardo ressaltou a necessidade da Educação em turismo começar na escola e disse que o Ministério está trabalhando para realização de intercâmbio com profissionais brasileiros a fim de que eles se familiarizem com outras línguas. Segundo Ricardo, o turista estrangeiro ainda encontra muitas dificuldades para obter informações quando chega a aeroportos internacionais no Brasil. Já a Diretora do Departamento de Qualificação do Ministério do Trabalho e Emprego, Ana Paula da Silva disse que o ministério deve realizar convênios até novembro, com o objetivo de contratar 50 mil e 400 trabalhadores em todo o País. O ministério também deverá realizar cursos nos mais diversos setores, como transporte, hotelaria e línguas. A Presidente da subcomissão, Senadora Lídice da Mata, do PSB da Bahia afirmou que é importante que o Brasil saia fortalecido ao final dos dois eventos.
(LÍDICE DA MATA): Possa nos permitir sair da copa do mundo com um legado social, sócio econômico, que não é apenas social, de qualificação de uma mão de obra voltada para que o Brasil possa ter o fortalecimento de sua matriz de desenvolvimento voltado para o turismo no Brasil.
(REPÓRTER): A próxima audiência pública da Subcomissão temporária da Copa do Mundo 2014 e Jogos Olímpicos e Paraolímpicos 2016 será no dia 10 de novembro para discutir a rede de proteção necessária e as políticas de acessibilidade para os eventos.

LOC: ALÉM DO REPRESENTANTE DO MINISTÉRIO DO TURISMO FOI OUVIDA A DIRETORA DO DEPARTAMENTO DE QUALIFICAÇÃO DO MINISTÉRIO DO TRABALHO, ANA PAULA DA SILVA. O REPRESENTANTE DA CONFEDERAÇÃO NACIONAL DO COMÉRCIO, ANTÔNIO HENRIQUE BORGES DE PAULA, TAMBÉM PARTICIPOU DA AUDIÊNCIA.
25/10/2011, 06h45 - ATUALIZADO EM 25/10/2011, 06h45
Duração de áudio: 02:26
Ao vivo
00:0000:00