Ministério da Defesa pede apoio dos senadores para programas sociais — Rádio Senado
Comissões

Ministério da Defesa pede apoio dos senadores para programas sociais

O Ministério da Defesa apresentou o “Programa Forças no Esporte” e o “Projeto João do Pulo”, que atendem crianças em situação de vulnerabilidade social. O diretor do Departamento do Desporto Militar do Ministério da Defesa, general Jorge Smicelato, informou que mais de 28 mil crianças e adolescentes são atendidos e pediu apoio dos senadores da Comissão de Assuntos Sociais (CAS) para a continuidade do programa. A Reportagem é de Iara Farias Borges.

29/05/2019, 18h07 - ATUALIZADO EM 29/05/2019, 18h17
Duração de áudio: 01:52
Comissão de Assuntos Sociais (CAS) realiza reunião para apresentação do Programa Forças no Esporte (Profesp) e Projeto João do Pulo (PJP) por representantes do Ministério da Defesa.

Participam:
diretor do Departamento de Desporto Militar do Ministério da Defesa, general Jorge Antonio Smicelato;
presidente eventual da CAS, senadora Leila Barros (PSB-DF).

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado
Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

Transcrição
LOC: O MINISTÉRIO DA DEFESA EXPLICOU NA COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS SOBRE PROGRAMAS SOCIAIS QUE ATENDEM A MAIS DE 28 MIL JOVENS CARENTES. LOC: E PEDIU APOIO AOS SENADORES PARA A CONTINUIDADE DAS ATIVIDADES. REPORTAGEM DE IARA FARIAS BORGES. TÉC: Iniciado em 2003, o Programa “Forças no Esporte” e o decorrente “Projeto João do Pulo” já atendem mais de 28 mil crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. A meta é chegar a 35 mil beneficiados, até o final de 2019, disse o diretor do Departamento do Desporto Militar do Ministério da Defesa, general Jorge Smicelato. Ele explicou que as atividades foram ampliadas e pediu apoio dos senadores para a continuidade do programa, que custa pouco mais de 70 milhões de reais por ano. (Smicelato) “Nós chegamos à conclusão que o esporte estava sendo muito pouco. Nós não abrimos mão da prática desportiva, da iniciação desportiva, mas inserimos outras atividades, como reforço escolar, atividades culturais, atividades de promoção da cidadania, segurança alimentar. Então, o nosso programa acaba sendo muito amplo”. (Rep): A senadora Leila Barros, do PSB do Distrito Federal, que foi jogadora de vôlei e secretária de esporte, destacou a importância do programa para a formação das crianças e adolescentes. (Leila): “A gente sabe o quanto que vocês são a extensão das famílias. Muitas vezes, vocês são os pais dessas crianças. Nós não estamos falando só de esporte. Nós estamos falando de um programa exitoso, que promove, acima de tudo, a formação e a cidadania”. (Rep): O “Programa Forças no Esporte” atende crianças e jovens de seis a dezoito anos em situação de vulnerabilidade. Já o “Projeto João do Pulo” atende pessoas com deficiência, com prioridade às crianças. São atividades desenvolvidas pelo Ministério da Defesa, com o apoio da Marinha, do Exército e da Aeronáutica e tem parceria com os Ministérios da Cidadania, da Educação e da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. Da Rádio Senado, Iara Farias Borges.

Ao vivo
00:0000:00