Livraria do Senado disponibiliza livros digitais gratuitos no Google Play — Rádio Senado
Divulgação

Livraria do Senado disponibiliza livros digitais gratuitos no Google Play

A Livraria do Senado passa a disponibilizar de graça as publicações do Senado em formato digital também no Google Play, uma das maiores plataformas de distribuição de conteúdo. Estarão disponíveis não só livros de legislação como também de cunho histórico e literário. Com a presença no Google Play, a Livraria do Senado amplia a participação nas plataformas digitais, uma vez que já distribui obras na Apple Books, Kobo, Barnes & Noble e também pelo Instagram.  A reportagem é de Anderson Mendanha, da Rádio Senado. 

05/11/2020, 19h50 - ATUALIZADO EM 05/11/2020, 19h50
Duração de áudio: 01:30
O Senado publicou este ano 19 títulos em formato digital. São livros que reproduzem textos legais, como a Constituição Federal e o Código Penal, e podem ser baixados gratuitamente. O Código de Processo Civil e Legislação Correlata é a publicação que teve o maior número de downloads, 6.396 de janeiro de 2013 até o último dia 18. Segundo o chefe do Serviço de Publicações Técnico-Legislativas, Raphael Rocha Melleiro, o objetivo é dobrar, em um ano, as edições que podem ser lidas em tablets, celulares e computadores.

A coordenadora do Núcleo de Ações Socioambientais, Andréa Bakaj, afirma que as publicações digitais estão alinhadas tanto com a Carta de Compromissos da Casa quanto com o Plano de Gestão de Logística Sustentável.

— Com os e-books, é possível economizar muitos recursos, e também serve como incentivo para a leitura de livros digitais. Além disso, há a questão da sustentabilidade, já que a geração de resíduos é minimizada. É importante lembrar que esses livros também são uma forma de garantir acessibilidade a pessoas com deficiência visual — destacou.

Os títulos em formato digital estão disponíveis na Livraria Virtual do Senado.

Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado
Edilson Rodrigues / Agência Senado / Arquivo

Transcrição
LOC: A LIVRARIA DO SENADO AGORA TAMBÉM ESTÁ NA PLATAFORMA GOOGLE PLAY. VOCÊ PODERÁ BAIXAR GRATUITAMENTE LIVROS DIGITAIS DE LEGISLAÇÃO, HISTÓRIA E LITERATURA. MAIS DETALHES COM ANDERSON MENDANHA. TÉC: A Livraria do Senado está com uma novidade: agora é possível baixar de graça as publicações do Senado em formato digital também no Google Play, uma das maiores plataformas de distribuição de conteúdo. O internauta tem acesso a livros sobre legislação e também obras históricas e da literatura. Já fazia alguns anos que o Google não abria novas contas para distribuidores de livros no Brasil, mas depois de várias negociações foi possível um acordo, como explica Thomas Gonçalves, chefe do Serviço de Multimídia da Coordenação de Edições Técnicas do Senado. (Thomas Gonçalves) “e para conseguirmos isso tivemos que entrar em contato com executivos da empresa para negociar e demonstrar a seriedade do nosso trabalho e consideramos isso um grande êxito”. A Livraria do Senado está ampliando a presença em outras plataformas, como a Apple Books, Kobo, e Barnes & Noble. Thomas Gonçalves comemora os resultados (Thomas Gonçalves) “porque no Apple Books, só nele, nos últimos doze meses, tivemos mais de 26 mil downloads de livros digitais nossos. E isso porque nem todo mundo conhece o site da Livraria ainda ou o nosso Instagram e usa essas plataformas diariamente. Dessa maneira conseguimos ampliar o alcance do nosso público”. Além da Google Play e demais plataformas de conteúdo, os livros digitais da Livraria do Senado estão disponíveis no site livraria.senado.leg.br e no Instagram em @livrariadosenado. Da Rádio Senado, Anderson Mendanha.

Ao vivo
00:0000:00