Lindbergh reafirma garantia do governo de não fechar escola para cegos — Rádio Senado

Lindbergh reafirma garantia do governo de não fechar escola para cegos

LOC: PRESIDENTE DA SUBCOMISSÃO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA, LINDBERGH FARIAS REAFIRMA COMPROMISSO DO GOVERNO FEDERAL DE NÃO FECHAR O INSTITUTO BENJAMIN CONSTANT, ESCOLA PARA CEGOS.
 
LOC: O SENADOR DO PT DO RIO DE JANEIRO RESSALTOU QUE ARTICULA MUDANÇAS NO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO PARA GARANTIR O FUNCIONAMENTO DE COLÉGIOS ESPECIAIS. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN:
 
O presidente da Subcomissão das Pessoas com Deficiência, senador Lindbergh Farias, do PT, pediu calma à população do Rio de Janeiro em relação ao Instituto Benjamin Constant, uma escola para cegos, e ao Ines, Instituto Nacional de Educação de Surdos. A Associação de Pais, Alunos e Reabilitados do IBC e do Ines voltou a realizar um ato contra o fechamento das duas instituições. Lindbergh, que realizou audiência pública no Senado sobre o assunto, reafirmou o compromisso do Ministério da Educação de manter as duas escolas em funcionamento até por serem consideradas referências no ensino especial do país. (Lindbergh) Fiz reunião com o pessoal do IBC e do Inês. Nossa posição foi de defesa dos institutos desde o começo. E o ministro da Educação garantiu. Acho que está havendo alguma insegurança por parte dos pais e das mães. Espero visitá-los novamente para garantir não só a palavra do Ministério, mas a minha como presidente da Subcomissão das Pessoas com Deficiência de que o IBC e o Ines não serão fechados. REP: Lindbergh Farias reiterou o trabalho de parlamentares para alterar uma cláusula do Plano Nacional de Educação, que prevê a transferência de alunos especiais para escolas regulares para garantir a inclusão social deles. O senador ressaltou o temor dos pais com a falta de estrutura desses colégios. (Lind2) A cláusula 4 fala que 100% dos alunos com deficiência vão estar na rede regular de ensino. A leitura que algumas pessoas têm disso é que significaria o fechamento de todas as escolas especializadas como o IBC e Ines. Nós vamos derrotar e mexer nesse ponto porque há casos específicos. REP: O Plano Nacional de Educação possui 20 metas a serem cumpridas pelos governos federal, estaduais e municipais até 2020. Entre elas está o aumento de matrículas na educação infantil e no ensino superior e a destinação de mais recursos para o setor. A proposta está na Câmara dos Deputados.
30/05/2011, 01h38 - ATUALIZADO EM 30/05/2011, 01h38
Duração de áudio: 02:06
Ao vivo
00:0000:00