Líderes fecham acordo para o comando das comissões — Rádio Senado

Líderes fecham acordo para o comando das comissões

LOC: OS LÍDERES PARTIDÁRIOS FECHAM ACORDO PARA O COMANDO DAS COMISSÕES.  

LOC: O PSDB, POR EXEMPLO, FICARÁ COM A COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E O SENADOR ROMÁRIO SERÁ O PRESIDENTE DA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN. 

(Repórter): Após duas semanas de negociações, o líder do PMDB, senador Eunício Oliveira, do Ceará, conseguiu fechar um acordo com as demais lideranças partidárias sobre o comando das comissões. Segundo ele, será respeitado o critério do tamanho das bancadas. Nesse caso, o PMDB ficará com 3 Comissões: a de Constituição e Justiça, de Infraestrutura e de Assuntos Sociais. O PT terá duas: Assuntos Econômicos e Direitos Humanos. O PSDB comandará a de Relações Exteriores. O PSD a de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle. O PSB presidirá a de Educação, Cultura e Esporte com o senador Romário do Rio de Janeiro, só para citar as que já têm definições. Eunicio Oliveira explicou que fechado o acordo com os partidos, o próximo passo é a eleição dos presidentes e vice-presidentes das doze comissões permanentes. 

(Eunicio Oliveira) Conseguimos fazer um entendimento com todos os partidos políticos. Depois de muitas idas e vindas, consegui fazer esse entendimento na proporcionalidade. E deveremos apresentar uma espécie de chapa única para que os membros das comissões agora encaminhados possam eleger os presidentes e vice-presidentes. 

(Repórter) O líder do PSDB, senador Cássio Cunha Lima da Paraíba, negou que o partido tenha cedido à pressão do PT que não queria que os tucanos comandassem a Comissão de Fiscalização e Controle, primeira escolha da legenda. Segundo ele, a Comissão de Relações Exteriores é estratégica para a oposição diante do cenário da América Latina e da falta de protagonismo da diplomacia brasileira. 

(Cássio Cunha Lima) O PT não interfere nas nossas escolhas. É uma decisão estratégica da nossa bancada de priorizar a CRE diante do caos que a diplomacia brasileira vive a despeito da qualidade do Itamaraty. O Itamaraty é mais uma vítima do atual governo. 

(Repórter) Ainda resta a definição da presidência de quatro comissões: Ciência e Tecnologia, Desenvolvimento Regional, Agricultura e Senado do Futuro. O PMDB deverá ficar também com o comando do Conselho de Ética e da Corregedoria do Senado.
24/02/2015, 10h59 - ATUALIZADO EM 24/02/2015, 10h59
Duração de áudio: 02:13
Ao vivo
00:0000:00