Votações

Lasier pede que Câmara vote projeto de desenvolvimento da metade sul do RS

01:52Lasier pede que Câmara vote projeto de desenvolvimento da metade sul do RS

Transcrição LOC: SENADORES VÃO BUSCAR UM ACORDO COM A CÂMARA DOS DEPUTADOS PARA A VOTAÇÃO DA CRIAÇÃO DE UMA REGIÃO INTEGRADA PARA A REGIÃO MENOS DESENVOLVIDA DO RIO GRANDE DO SUL. LOC: A PROPOSTA TEM O OBJETIVO DE DESENVOLVER A METADE SUL DO ESTADO E FOI APROVADA PELO SENADO HÁ DOIS ANOS. REPÓRTER ROBERTO FRAGOSO. TÉC: Em outubro de 2018, o Senado aprovou por unanimidade a criação da Região Integrada de Desenvolvimento Econômico para os municípios mais pobres do Rio Grande do Sul. A chamada “Metade Sul” do estado faz parte do pampa gaúcho, que tem vocação essencialmente agropecuária. Durante a votação de incentivos para indústrias automobilísticas nas regiões Norte, Nordeste e Centro Oeste, Lasier Martins, do Podemos do Rio Grande do Sul, falou sobre a desigualdade dentro de seu estado, e lembrou que a proposta de criação da Ride, de sua autoria, está parada na Câmara dos Deputados. (Lasier Martins) O Rio Grande do Sul vive uma triste situação de profundos e brutais desequilíbrios econômicos em relação à metade norte e à metade sul. Nós repartimos da seguinte maneira: uma linha imaginária que vai do município de Guaíba, no leste, até Uruguaiana, no oeste. A metade sul não tem fábricas, não tem indústrias, não tem empregos. Os habitantes da metade sul estão indo embora, estão indo para a metade norte, estão indo para Santa Catarina, estão subindo Brasil acima. (Repórter) O líder do governo, Fernando Bezerra Coelho, do MDB de Pernambuco, disse que vai intermediar um acordo para que a criação da Ride da Metade Sul seja colocada em votação no plenário da Câmara. (Fernando Bezerra Coelho) Eu me comprometo, como Líder do Governo no Senado, a mobilizar o Deputado Ricardo Barros, Líder do Governo na Câmara, e também, com o apoio do Senador Davi Alcolumbre, a sensibilizar o Presidente Rodrigo Maia para que a gente possa priorizar essa matéria da criação da Região Integrada do Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Sul. (Repórter) A criação de uma região integrada facilita a unificação de serviços públicos, a oferta de incentivos fiscais e linhas de crédito para atrair investimentos. O projeto autoriza a União a implementar a Ride, o que vai depender, portanto, da iniciativa do governo federal. Da Rádio Senado, Roberto Fragoso.

Senadores buscam acordo com a Câmara dos Deputados para votação do projeto que cria a Região de Desenvolvimento Integrado (Ride) da Metade Sul do Rio Grande do Sul (PLP 543/2018). O senador Lasier Martins (Podemos-RS), autor do projeto, lembrou que o Senado aprovou a medida há dois anos e ressaltou a importância da criação da Ride diante da desigualdade entre os munícipios do norte e do sul de seu estado. O líder do governo, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), se comprometeu a intermediar o diálogo para que o projeto seja colocado em pauta. A reportagem é de Roberto Fragoso.

TÓPICOS:
Câmara dos Deputados  Crédito  Davi Alcolumbre  Desenvolvimento  Investimentos  MDB  Municípios  Pernambuco  Podemos  Ride  Rio Grande do Sul  Santa Catarina  Senador Davi Alcolumbre  Senador Fernando Bezerra Coelho  Senador Lasier Martins  União 

Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900 | Telefone: 0800 0 61 2211
Ao vivo