Lasier Martins será o relator do projeto da nova Lei de Drogas — Rádio Senado

Lasier Martins será o relator do projeto da nova Lei de Drogas

LOC: O SENADOR LASIER MARTINS, DO PDT DO RIO GRANDE DO SUL, QUE SERÁ O RELATOR DO PROJETO DA NOVA LEI DE DROGAS, ADMITIU QUE O TEMA É ALTAMENTE COMPLEXO. 

LOC: LASIER MARTINS JÁ ANUNCIOU QUE VAI PROPOR AUDIÊNCIAS PÚBLICAS, PRINCIPALMENTE, COM ESPECIALISTAS DAS ÁREAS DE SAÚDE. REPÓRTER CARLOS PENNA BRESCIANINI.

(Repórter) O projeto da nova lei de drogas aprovado pela Câmara dos Deputados teve indicado como relator no Senado, Lasier Martins. O senador do PDT do Rio Grande do Sul anunciou que seu viés de exame da matéria se dará pela saúde: 

(Lasier Martins) Eu quero enfatizar preponderantemente a questão da saúde. E a saúde mental com relação a tratamento químico. Eu acho secundarizar a matéria quando se atribui a aspectos comerciais ou aspectos do fracasso dos meios de repressão ao uso de drogas. O mais importante é examinar as repercussões na saúde dos usuários de drogas. 

(Repórter) O projeto da nova lei de drogas começou a ser elaborado na Câmara dos Deputados em 2010. O texto original foi seguidamente modificado, até sua votação e aprovação em 2013. Um dos pontos mais marcantes da proposta é a de internação involuntária de dependentes. O senador Lasier Martins defendeu o projeto e criticou a utilização de componentes da maconha como medicamento, como autorizado pela Anvisa para diversos casos de convulsões e epilepsias. 

(Lasier Martins) E haveremos de produzir uma legislação eficiente, viável e que realmente defina de uma vez por todas a política de enfrentamento da questão das drogas no Brasil. Mas o Canabidiol é apenas uma molécula que a maconha possui. Essa substância ela é discutível com seu aproveitamento para medicamentos etc. Ela não é uma questão pacífica. 

(Repórter) Segundo o senador Lasier, vão acontecer audiências públicas onde serão preferencialmente convidados especialistas da área médica.

PLC 37/2013
06/04/2015, 08h24 - ATUALIZADO EM 06/04/2015, 08h24
Duração de áudio: 01:47
Ao vivo
00:0000:00