Lasier Martins homenageia os 110 anos do vôo do 14 Bis — Rádio Senado
História

Lasier Martins homenageia os 110 anos do vôo do 14 Bis

O senador Lasier Martins (PDT – RS) homenageou os 110 anos do vôo do 14 Bis.  Em 23 de outubro de 1906, o brasileiro Alberto Santos Dumont entrou para a história ao decolar a bordo de um aparelho mais pesado que o ar em Paris, na França.

Segundo Lasier Martins, a homenagem a Santos Dumont na cerimônia de abertura das Olimpíadas do Rio de Janeiro reacendeu o debate sobre quem inventou o avião, já que os americanos atribuem o feito aos irmãos Wright, os primeiros a voarem, três anos antes, em um modelo incapaz de sair do chão sozinho.

21/10/2016, 11h20 - ATUALIZADO EM 21/10/2016, 12h27
Duração de áudio: 02:05
al.sp.gov.br

Transcrição
LOC: O SENADOR LASIER MARTINS, DO PDT DO RIO GRANDE DO SUL, HOMENAGEOU OS 110 ANOS DO VÔO DO 14 BIS. LOC: EM 23 DE OUTUBRO DE 1906, O BRASILEIRO ALBERTO SANTOS DUMONT ENTROU PARA A HISTÓRIA AO DECOLAR A BORDO DE UM APARELHO MAIS PESADO QUE O AR EM PARIS, NA FRANÇA. REPÓRTER GEORGE CARDIM. TÉC: Em 23 de outubro de 1906, o brasileiro Alberto Santos Dumont entrou para a história ao decolar e pousar a bordo de um avião e registrar em público, com o reconhecimento de uma comissão internacional, o primeiro voo controlado em um aparelho mais pesado do que o ar. Construído com bambu, madeira, seda e metal, o 14 BIS sobrevoou o campo de Bagatelle, em Paris, na França. O senador Lasier Martins, do PDT do Rio Grande do Sul, comemorou o aniversário de 110 anos da façanha e fez um histórico das invenções de Santos Dumont, que entre 1898 a 1909 construiu mais de 20 equipamentos voadores, como balões, dirigíveis e aviões. Lasier Martins também lembrou que a homenagem a Santos Dumont na cerimônia de abertura das Olimpíadas reacendeu o debate sobre quem inventou o avião, já que os americanos atribuem o feito aos irmãos Wright, os primeiros a voarem, três anos antes, em um modelo incapaz de sair do chão sozinho. Lasier Martins explicou que as contribuições do pioneiro Santos Dumont ainda estão presentes na engenharia aeronáutica (Lasier) O milagre do primeiro voo sem auxílio de balão havia acontecido diante de centenas de pessoas, sendo documentado por milhares de fotografias e até filmado de forma artesanal. Nos anos seguintes, pelo gênio e coragem daquele homem, os aviões iriam disputar espaço com as aves nos céus de Paris, nos céus do Brasil e nos céus do Planeta. (Cardim) O Demoiselle, precursor do ultraleve e reconhecido como o melhor modelo do brasileiro, foi o primeiro avião a ser produzido em série na história. Da Rádio Senado, George Cardim.

Ao vivo
00:0000:00