Jovens senadores tomam posse nesta terça-feira — Rádio Senado
Jovem Senador

Jovens senadores tomam posse nesta terça-feira

Os 27 estudantes selecionados em todo o país, por meio de um concurso de redação, para participarem do Projeto Jovem Senador 2017 tomam posse nesta terça-feira (28). Durante esta semana, os estudantes - todos de escolas públicas de ensino médio - vão participar de uma série de atividades e ver de perto o trabalho feito no Senado. O mandato simulado tem duração de quatro dias e inclui a atuação em comissões temáticas e a discussão e votação de sugestões legislativas, que, depois de aprovadas pelos próprios estudantes, serão encaminhadas para avaliação da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado.

27/11/2017, 18h31 - ATUALIZADO EM 27/11/2017, 18h57
Duração de áudio: 01:57
Exposição Jovem Senador 2017.  A mostra traz as redações dos 27 vencedores do Concurso de Redação do Senado, que nesta semana exercem um mandato simulado de senador, representando seus estados. O tema do concurso foi "Brasil Plural: Para falar de intolerância". 

Jovens senadores descerram fita durante inauguração da exposição.

Participam: 
1ª colocada, Bruna Neri Cardoso Brandão (DF); 
2º colocado, Silmark de Araújo Alencar (MA); 
3ª colocada, Raissa de Souza Reis (AM); 
Sarah Evellyn Oliveira Borges (AC); 
Jonatha Marcone Silva de Deus (AL); 
Judhy Jael Serrão de Lima (AP); 
Rafael Ramon Santos Sena da Silva (BA); 
Antonio Werberton Lopes da Silva (CE); 
Felipe Poggian Afonso (ES); 
Gilberto Gonçalves Gomes Filho (GO); 
Victor Matheus de Campos Leite Neves (MT); 
Amanda da Silva Duarte (MS); 
Elienaira Adriele dos Reis (MG); 
Gabriela da Silva Nascimento (PA); 
Maria Eduarda Pereira de Oliveira (PB); 
Vitória Caroline de Almeida (PR); 
Willyane Fernanda Barbosa de Pontes (PE); 
Ana Letícia de Sousa Fialho (PI); 
Matheus Braga Couto (RJ); 
Maria Luisa Baracho de Souza (RN); 
Geysa Berton (RS); 
Maique Suile Carmo dos Santos (RO); 
Darlan Paulino da Silva Filho (RR); 
Vanessa Loss Secchi (SC); 
Luiz Gabriel Natividade Lima (SP); 
Letícia Soares Ramalho (SE); 
Gabriel Fernandes Mendes (TO).

Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado
Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

Transcrição
LOC: VINTE E SETE ESTUDANTES TOMAM POSSE NESTA TERÇA-FEIRA COMO JOVENS SENADORES. LOC: NA NONA EDIÇÃO DO PROGRAMA, ELES VÃO PARTICIPAR DE DIVERSAS ATIVIDADES, QUE INCLUEM A POSSE, A DISCUSSÃO E A VOTAÇÃO DE PROPOSTAS. REPÓRTER GUSTAVO AZEVEDO. TÉC: A estudante brasiliense Bruna Neri, primeira colocada nacional do Concurso de Redação do Senado, está animada com a semana intensa que terá como jovem senadora. Ela destaca que vai apresentar uma ideia legislativa que beneficie quem faz educação integral. (Bruna) Eu tenho uma grande expectativa sobre isso. Eu acho que vai ser uma experiência muito boa para mim estar em contato com pessoas que realmente conhecem do assunto. E a minha ideia é sobre implantar monitorias como forma de estágio nas escolas. (REP) Uma exposição especial com as 27 redações selecionadas foi montada para recepcionar os alunos. Para a jovem senadora do Amazonas, Raissa de Sousa, a experiência é única: além de poder atuar como parlamentar, é a primeira vez que saiu do estado em que vive. (Raissa) Tá todo mundo com expectativas bem legais para as comissões e para participar da programação. (REP) Essa é a terceira vez que a professora do Maranhão, Edilene Jadão, vem à Brasília. A escola dela participa do Jovem Senador desde a primeira edição. Para Edilene, o projeto é uma forma de estimular os estudantes a conhecerem mais sobre política. (Edilene) A vinda deles até aqui é muito importante. Isso para eles é um acontecimento que vai ficar marcado para o resto de suas vidas. (REP) Os 27 estudantes vão participar de uma série de atividades e ver de perto o trabalho feito no Senado. O mandato simulado tem duração de quatro dias, e inclui a atuação em comissões temáticas e discussão e votação de sugestões legislativas. O coordenador do projeto, Herivelto Oliveira, comenta que neste ano foram apresentadas quase 150 mil redações. (Herivelto) O projeto tem uma importância que vai além. Eles têm uma visão renovada da atuação política e da atuação do processo legislativo. (REP) As ideias legislativas apresentadas pelos jovens senadores poderão ser votadas por eles no plenário da Casa. Se aprovadas, serão encaminhadas à Comissão de Direitos Humanos. Da Rádio Senado, Gustavo Azevedo.

Ao vivo
00:0000:00