Jovem Senador

Jovem Senador do Rio de Janeiro defende a fiscalização do Orçamento pelos cidadãos

01:39Jovem Senador do Rio de Janeiro defende a fiscalização do Orçamento pelos cidadãos

Transcrição LOC: O ESTUDANTE JÚLIO CESAR, DO COLÉGIO ESTADUAL JORNALISTA ARTUR DA TÁVOLA, NO RIO DE JANEIRO, SERÁ UM DOS JOVENS SENADORES EM 2019. LOC: JÚLIO CESAR DESTACOU QUE O TEMA DA SUA REDAÇÃO FOI INSPIRADO NA CONSTRUÇÃO DE UMA CIDADANIA QUE FISCALIZA. A REPORTAGEM É DE EDSON GOMES: (Repórter) Todos os anos 27 estudantes de todo o Brasil, um de cada estado e do Distrito Federal, são selecionados, a partir de um concurso de redação, para serem Jovens Senadores. Júlio Cesar Marques de Oliveira é o representante do Rio de Janeiro na edição de 2019, que teve como tema o Orçamento Público. Júlio conta que se inspirou em uma cidadania que fiscaliza para escrever a redação “Fiscal cidadão, cidadania em construção”. Ele explicou que teve como objetivo fazer com que o cidadão possa entender o seu papel de fiscal na luta por seus direitos: (Júlio Cesar Marques de Oliveira) Quando o cidadão faz o papel de fiscal, ou seja, acompanhando para onde vai o dinheiro que deve beneficia-lo, para garantir os direitos da constituição, a cidadania dele vai está em construção, a cidadania que seria direitos e deveres. Ele como cidadão tem o dever de cobrar, para conscientizar seus direitos . (Repórter) Como prêmio, os estudantes selecionados participam de uma semana de atividades no Senado em Brasília, como destaca o senador Irajá, do PSD de Tocantins, presidente do Conselho do Jovem Senador: (Irajá) É a chance de eles virem a Brasília, poderem passar aqui uma semana conhecendo o funcionamento do Senado, das comissões, do plenário, da vida, da rotina de um parlamentar. E eu tenho certeza que eles saem com a impressão muito diferente de quando chegam. E claro que eles divulgam em seus estados essa realidade. (Repórter) Acompanhe todos os detalhes do programa Jovem Senador no site www.senado.leg.br/jovemsenador.

De 25 a 29 próximos, os 27 estudantes do nível médio de escolas públicas aprovados no Concurso de Redação do Senado de 2019 estarão em Brasília para participar do Programa Jovem Senador. O estudante Júlio Cesar, do Colégio Estadual Jornalista Artur da Távola, no  Rio de Janeiro, será um  dos jovens senadores em 2019. Segundo Júlio Cesar, o tema da sua redação foi inspirado na construção de uma cidadania que fiscaliza. Ouça mais detalhes no áudio da repórter da Rádio Senado, Edson Gomes.

TÓPICOS:
Brasília  Cidadania  Estados  Jovem Senador  Orçamento  PSD  Rio de Janeiro  Senador Irajá  Tocantins  Fiscalização  Escolas 

Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900 | Telefone: 0800 61 22 11
Ao vivo