João Alberto aceita denúncia contra senadoras que ocuparam mesa do Plenário — Rádio Senado
Conselho de Ética

João Alberto aceita denúncia contra senadoras que ocuparam mesa do Plenário

12/07/2017, 17h42 - ATUALIZADO EM 12/07/2017, 18h13
Duração de áudio: 02:19
Plenário do Senado Federal durante sessão deliberativa extraordinária destinada à votação da Reforma Trabalhista (PLC 38/2017). 

Senadora Fátima Bezerra (PT-RN) é a última senadora a deixar a Mesa para que a apreciação do PLC 38/2017 possa ocorrer. O acordo foi para que o presidente do Senado Federal, senador Eunício Oliveira (PMDB-CE), permita o encaminhamento da votação. 

Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado
Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

Transcrição
LOC: O PRESIDENTE DO CONSELHO DE ÉTICA, SENADOR JOÃO ALBERTO SOUZA, DO PMDB DO MARANHÃO, ACEITOU A DENÚNCIA PROTOCOLADA CONTRA SEIS SENADORAS QUE OCUPARAM A MESA DA PRESIDÊNCIA NO PLENÁRIO PARA TENTAR IMPEDIR A VOTAÇÃO DA REFORMA TRABALHISTA. LOC: A DECISÃO SERÁ LEVADA AOS MEMBROS DO CONSELHO DE ÉTICA, QUE PODERÃO DECIDIR PELO ARQUIVAMENTO, ADVERTÊNCIA, SUSPENSÃO E ATÉ CASSAÇÃO DAS SENADORAS. A REPORTAGEM É DE PAULA GROBA. TÉC: Apresentada pelo senador José Medeiros, do PSD de Mato Grosso, e subscrita por outros 14 senadores, a denúncia contra seis senadoras que impediram a continuidade da sessão extraordinária para votação da Reforma Trabalhista, foi aceita pela presidência do Conselho de Ética. O senador João Alberto Souza, do PMDB do Maranhão, disse que se baseou em provas e filmagens, além do que ele próprio presenciou no plenário do Senado: (JOÃO ALBERTO) Os fatos foram a vista de todos. Uma situação inusitada e assistindo aquele quadro horrível de quebra da ética e decoro parlamentar em pleno plenário do Senado Federal. Assim sendo, eu tive que acolher a denúncia. (Paula) As senadoras denunciadas são Lídice da Mata, do PSB da Bahia, Vanessa Grazziotin, do PCdoB do Amazonas, Ângela Portela, do PDT de Roraima e as petistas Fátima Bezerra, do Rio Grande do Norte, Gleisi Hoffmann, do Paraná e Regina Sousa, do Piauí. Na avaliação da senadora Fátima Bezerra, o gesto das senadoras foi exemplo de cidadania e ética ao defenderem os direitos dos cidadãos. (FÁTIMA) O que nós fizemos aqui ontem foi o exercício da ética em defesa da cidadania, em defesa de causas que nós acreditamos, que são os direitos dos trabalhadores e trabalhadoras. (Paula) Já Regina Sousa, questionou o fato de o presidente do Conselho não ter aceitado a representação contra o senador Aécio Neves, do PSDB de Minas Gerais. (REGINA) A do Aécio Neves ele não acatou, só foi pautada porque teve um recurso de vários senadores. Então é dois pesos e duas medidas que funciona porque nós não cometemos crime. Nós só queríamos acordo pra votar um item da pauta que era sobre a questão das mulheres grávidas. (Paula) Para a senadora Ana Amélia, do PP gaúcho, uma das senadoras que assinou a denúncia, a atitude das senadoras merece algum tipo de repúdio. (ANA AMÉLIA) Alguma coisa deve ser feita, né? Porque foi fora do tom, absolutamente inaceitável, porque foram oito horas de interrupção, foi tomado de assalto a mesa do Senado. Você tem que respeitar a instituição. (Paula) Segundo João Alberto Sousa, haverá uma tentativa de decidir o assunto em reunião do Conselho de Ética ainda antes do recesso parlamentar. Da Rádio Senado, Paula Groba.

Ao vivo
00:0000:00