Juscelino Kubitschek é homenageado em sessão especial — Rádio Senado
Aniversário de 117 anos

Juscelino Kubitschek é homenageado em sessão especial

Uma sessão especial homenageou o aniversário de 117 anos de Juscelino Kubitschek e 38 anos do Memorial JK. Na ocasião, foi lançado o primeiro livro de pronunciamentos do ex-presidente chamado “Memórias do Brasil: Discursos de JK”. Autor do requerimento para a realização da sessão e presidente do Conselho Editorial do Senado, responsável pela publicação, o senador Randolfe Rodrigues (REDE-AP) elogiou a oratória de JK e o fato de sempre colocar em ação suas promessas. A reportagem é de Marcella Cunha.

12/09/2019, 19h04 - ATUALIZADO EM 12/09/2019, 20h28
Duração de áudio: 01:59
Plenário do Senado Federal durante sessão especial destinada a comemorar os aniversários de Juscelino Kubitschek e do Memorial JK.

Da bancada, convidados acompanham sessão.

Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado
Jefferson Rudy/Agência Senado

Transcrição
LOC: NESTA QUINTA-FEIRA, O SENADO HOMENAGEOU JUSCELINO KUBITSCHEK E O ANIVERSÁRIO DE 38 ANOS DO MEMORIAL JK. LOC: PARA MARCAR A DATA, O CONSELHO EDITORIAL DO SENADO LANÇOU O PRIMEIRO LIVRO DE DISCURSOS DE JUSCELINO ENQUANTO PRESIDENTE DA REPÚBLICA. A REPORTAGEM É DE MARCELLA CUNHA (Repórter) Uma sessão especial no Senado comemorou os 38 anos do Memorial JK, inaugurado em 12 de setembro de 1981. A data foi escolhida por ser o aniversário de Juscelino Kubitschek, que estaria completando 117 anos. Representando a família, o bisneto de JK, André Otávio Kubitschek, subiu à tribuna para agradecer a homenagem. (André Otávio Kubitschek) É uma honra hoje subir essa Tribuna onde no passado meu bisavô Juscelino Kubitschek proferiu o discurso de conciliação e busca de entendimento mais firme propósito de unir o Brasil em torno do crescimento econômico da inclusão social e da Liberdade ideias dentro sempre das mais legítimas regras democráticas. (Repórter) Para marcar a data, o Conselho Editorial do Senado lançou o livro Memórias do Brasil: Discursos de JK, o primeiro de uma série de seis volumes que reúnem os discursos proferidos por Juscelino enquanto Presidente da República, entre 1956 e 1961. O presidente do Conselho Editorial, senador Randolfe Rodrigues, da Rede Sustentabilidade do Amapá, disse que Juscelino não fez nenhum tipo de pronunciamento que não tivesse uma base concreta para a realização. (Randolfe Rodrigues) Um Presidente que tinha uma belíssima oratória. Mas mais do que a belíssima oratória era louco por fazer. A cada palavra de JK nós vemos a sequência de um fato sendo realizado. Ele faz questão e inclusive diz isso, Anna Christina, no discurso da Amazônia: não pronunciarei palavras em vão que não possa cumprir – outro grande ensinamento para as gerações atuais da política. (Repórter) Receberam as homenagens em plenário a neta de JK e presidente do Memorial, Anna Cristina Kubitschek, e o vice-presidente do Memorial e ex-senador Paulo Octávio Alves Pereira.

Ao vivo
00:0000:00