Jarbas renuncia à relatoria da indicação para o cargo de embaixador na Bolívia — Rádio Senado

Jarbas renuncia à relatoria da indicação para o cargo de embaixador na Bolívia

LOC: O SENADOR JARBAS VASCONCELOS, DO PMDB DE PERNAMBUCO, RENUNCIOU À RELATORIA DA INDICAÇÃO PARA O CARGO DE EMBAIXADOR NA BOLÍVIA.

LOC: O PRESIDENTE DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES, RICARDO FERRAÇO, DO PMDB DO ESPÍRITO SANTO, ASSUMIU ESSA FUNÇÃO. A REPORTAGEM É DE IARA FARIAS BORGES: 

(Repórter) O senador Jarbas Vasconcelos, do PMDB de Pernambuco, explicou que renuncia à relatoria da indicação de Raymudo Magno para a embaixada da Bolívia por estar insatisfeito com as respostas recebidas do Ministério das Relações Exteriores sobre a fuga do senador boliviano Roger Molina para o Brasil em veículo da chancelaria brasileira. O senador considerou superficiais, especialmente as informações relativas ao processo administrativo aberto contra o diplomata Eduardo Sabóia, que respondia pela embaixada e organizou a fuga de Molina.

(Jarbas Vasconcelos) Alega-se que os direitos do ministro estão assegurados. No entanto, parece que um equívoco está sendo praticado, visto que a sindicância prolonga-se, além do estipulado em lei.

(Repórter) Segundo Jarbas Vasconcelos, a presidente Dilma Rousseff havia determinado a sumária demissão de Sabóia, medida que o então ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, se recusou a tomar, o que o levou a pedir exoneração. Desde setembro a análise da indicação estava suspensa, aguardando a resposta do Ministério de Relações Exteriores. Ao assumir a relatoria, o presidente da comissão, senador Ricardo Ferraço, do PMDB do Espírito Santo, comunicou que a matéria continuará suspensa até receber informações detalhadas do Itamaraty.

(Ricardo Ferraço) Se essas informações são insuficientes para Vossa Excelência, também são insuficientes pra mim, na condição de relator, e essa matéria continuará sobrestada.

(Repórter) A Comissão de Relações Exteriores aprovou duas indicações para o cargo de embaixador: João Luiz de Barros Pereira Pinto, na Guatemala, e Jorge José Frantz Ramos, na Albânia.
 
13/12/2013, 03h12 - ATUALIZADO EM 13/12/2013, 03h12
Duração de áudio: 01:51
Ao vivo
00:0000:00