Pandemia

Itamaraty cria grupo de apoio para ajudar brasileiros presos no exterior por coronavírus

01:52Itamaraty cria grupo de apoio para ajudar brasileiros presos no exterior por coronavírus

Transcrição LOC: ITAMARATY CRIA GRUPO DE APOIO PARA AJUDAR BRASILEIROS PRESOS NO EXTERIOR POR CORONAVÍRUS LOC: DE ACORDO COM O MINISTÉRIO DAS RELAÇÕES EXTERIORES, TODOS OS ESFORÇOS ESTÃO SENDO FEITOS PARA APOIAR QUEM ESTÁ TENTANDO VOLTAR AO PAÍS. AS INFORMAÇÕES COM O REPÓRTER PEDRO PINCER: TÉC: Há pelo menos seis mil viajantes brasileiros no exterior, retidos por fechamentos de fronteiras ou cancelamentos de voos em razão da covid-19. A informação é do ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo. Segundo ele, o governo já viabilizou o retorno de cerca de três mil pessoas desde o início da crise, a maioria de Portugal, Marrocos e Peru. De acordo com o ministro, há casos de brasileiros que começam a não ter onde ficar, em função do fechamento de hotéis, por exemplo. Ele afirmou também que, no momento, o maior número de brasileiros aguardando o regresso está em Portugal. Por lá, são pelo menos duas mil pessoas. A situação, na avaliação do senador Humberto Costa, do PT de Pernambuco, requer medidas urgentes. (Humberto) O governo Bolsonaro precisa ter a dimensão da responsabilidade que tem para com todos os cidadãos e cidadãs brasileiros no exterior. É fundamental que seja por intermédio da FAB, seja por intermédio de empresas privadas que o governo contrate, é essencial garantir a essas pessoas o seu retorno ao Brasil. (REP) O Ministério das Relações Exteriores estabeleceu um Grupo Consular de Crise para assistência aos viajantes brasileiros que estão no exterior e foram afetados pela pandemia do novo coronavírus. O Itamaraty também sugere que os viajantes se informem pelos perfis da embaixada ou consulado em sua região e pela página de alertas do portal consular, em www.portalconsular.itamaraty.gov.br/alertas. Quem preferir, pode usar o telefone. Os interessados devem verificar o site do ministério, onde foram disponibilizados os números para assistência, divididos em regiões geográficas.

Há pelo menos seis mil viajantes brasileiros no exterior, retidos por fechamentos de fronteiras ou cancelamentos de voos em razão do novo coronavírus. O governo viabilizou o retorno de cerca de três mil pessoas desde o início da crise, a maioria de Portugal, Marrocos e Peru. O Ministério das Relações Exteriores estabeleceu um Grupo Consular de Crise para assistência aos viajantes brasileiros que estão no exterior e foram afetados pela pandemia. Para o senador Humberto Costa (PT-PE), a situação requer medidas urgentes.  “É fundamental garantir a essas pessoas o seu retorno ao Brasil. Mais informações com o repórter Pedro Pincer, da Rádio Senado.

TÓPICOS:
Bolsonaro  Coronavírus  covid-19  Empresas  Itamaraty  Ministério das Relações Exteriores  Pernambuco  Peru  Portugal  PT  Relações Exteriores  Senador Humberto Costa 

Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900 | Telefone: 0800 61 22 11
Ao vivo