Integrantes decidem nesta terça se prorrogam trabalhos da CPI — Rádio Senado

Integrantes decidem nesta terça se prorrogam trabalhos da CPI

LOC: OS INTEGRANTES DA CPI MISTA DO CACHOEIRA DECIDEM NESTA TERÇA-FEIRA SE PRORROGAM OS TRABALHOS PREVISTOS PARA SEREM ENCERRADOS NO DIA 4 DE NOVEMBRO. 

LOC: A OPOSIÇÃO ARGUMENTA QUE A INVESTIGAÇÃO DAS EMPRESAS DE FACHADA DE CACHOEIRA AINDA PRECISAM DE TEMPO PARA SEREM CONCLUÍDAS. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN.  

TÉC: O presidente da CPI Mista do Cachoeira, senador Vital do Rêgo, do PMDB da Paraíba, convocou para esta terça-feira uma reunião com os líderes partidários para discutir a prorrogação dos trabalhos da CPI. De acordo com o requerimento de criação, a Comissão deverá concluir as investigações no dia 4 de novembro após 6 meses de funcionamento. Mas diante do volume de documentos que chegou à CPI e ainda não foi analisado, o senador Randolfe Rodrigues do PSOL do Amapá destacou que os parlamentares precisam de mais tempo. 

(Randolfe) Estou sentindo um movimento para enfraquecer, esfriar a CPI. O que é inadmissível. Não pode uma CPI que agora estar chegando o forte dos sigilos, uma Comissão Parlamentar de Inquérito, que tem na pauta uma reunião administrativa com 500 requerimentos para ser sepultada na hora em que tem que avançar nas investigações. 

REP: O líder do PSDB, senador Álvaro Dias do Paraná declarou que a reunião administrativa de quarta-feira tem na pauta diversos requerimentos que pedem a quebra dos sigilos de empresas de fachada do contraventor Carlinhos Cachoeira. 

(A.Dias) A prioridade são esses requerimentos que pedem a quebra de sigilo de várias empresas. Eram 12 e agora mais 17. Isso mostra a dimensão desse esquema. É um esquema gigantesco de desvio de recursos públicos.  

REP: Mas o presidente da CPI, senador Vital do Rêgo, afirmou que a decisão final será dos líderes partidários. Na avaliação dele, o fato de vários documentos ainda estarem chegando à Comissão justifica a prorrogação por mais algum tempo. 

(Vital) A decisão que a CPI tomar eu cumpro. Imagino que com a quantidade de material que nós temos podemos ter um prazo maior para avançar nas investigações. 

REP: O relator da CPI, deputado Odair Cunha, do PT mineiro, disse que as investigações terão continuidade se a CPI não for prorrogada. 

(Odair) Não é verdade que se não prorrogar, os fatos não serão investigados. É preciso dizer que muito já foi investigado. Os elementos que temos hoje na CPI são fatos contundentes que vinculam pessoas de prerrogativas de foro e sem prerrogativa de foro a uma organização criminosa que continua atuando. 

REP: Para que a CPI seja prorrogada, é necessário que 27 senadores e 171 deputados assinem o pedido.
15/10/2012, 08h43 - ATUALIZADO EM 15/10/2012, 08h43
Duração de áudio: 02:32
Ao vivo
00:0000:00