Instalado Grupo Parlamentar Brasil-Coreia do Sul — Rádio Senado
Relações Exteriores

Instalado Grupo Parlamentar Brasil-Coreia do Sul

Senado instala o grupo parlamentar Brasil-Coreia do Sul. O  objetivo é aumentar a cooperação entre os dois países. Reportagem de Regina Pinheiro.

03/03/2020, 19h55 - ATUALIZADO EM 03/03/2020, 20h14
Duração de áudio: 01:47
Grupo Parlamentar Brasil - Coreia do Sul (GPCOREIADOSUL) realiza primeira reunião para eleição e posse da diretoria executiva e deliberação do regimento interno.

Presidente do Grupo Parlamentar Brasil - Coreia do Sul (GPCOREIADOSUL), senador Antonio Anastasia (PSD-MG), assina documento.

Foto: Jane de Araújo/Agência Senado
Foto: Jane de Araújo/Agência Senado

Transcrição
LOC: SENADO INSTALA O GRUPO PARLAMENTAR BRASIL-COREIA DO SUL. LOC: O OBJETIVO É AUMENTAR A COOPERAÇÃO ENTRE OS DOIS PAÍSES. REPORTAGEM DE REGINA PINHEIRO. TÉC: O Grupo foi criado a partir da Resolução 36 de 2019, aprovada em novembro do ano passado pelo Senado, para substituir o antigo Grupo, que era misto, com a presença de Deputados. O Grupo tem como meta ampliar a cooperação parlamentar entre Brasil e Coreia do Sul, além de facilitar a aprovação pelo Congresso de acordos bilaterais. Durante a instalação também foi eleita a Diretoria do Grupo, que tem como presidente o Senador Antonio Anastasia do PSD de Minas Gerais. O Senador comentou o papel do Grupo Parlamentar Brasil-Coreia do sul. (Anastasia) “Fico muito feliz com essa instalação do Grupo Parlamentar Brasil-Coreia do Sul, dando continuidade a um trabalho que já existe há muitos anos. Dois países que têm muitos pontos em comum, uma grande identidade, uma grande amizade. E a diplomacia parlamentar é muito relevante, com esse espírito: da identificação de pontos econômicos, sociais, culturais e políticos entre duas nações que têm, de fato, pontos em comum, apesar da distância geográfica. E uma colônia coreana aqui muito expressiva. Então fico muito feliz e essa composição do Senado terá exatamente esse objetivo: de estreitarmos essas relações” (Rep) O Assessor Diplomático da Presidência, Embaixador Adálnio Senna Ganêm também destacou a importância do Grupo. (Embaixador) “O Grupo é essencial, a meu ver, porque a Coreia do Sul é um dos principais parceiros do Brasil. Nós, inclusive estamos negociando um acordo de livre comércio com a Coreia do Sul, quer dizer, nós, eu digo o Itamaraty. De maneira que essa parceria entre governo Executivo e o Congresso é essencial. (Rep) O Grupo Parlamentar Brasil-Coreia ainda deve promover a troca de conhecimentos nos campos político e social e em áreas como tecnologia, educação, ciência e economia, por meio de congressos e seminários. Da Rádio Senado, Regina Pinheiro

Ao vivo
00:0000:00