Instalada comissão mista do Congresso que analisará reforma tributária — Rádio Senado
Reforma Tributária

Instalada comissão mista do Congresso que analisará reforma tributária

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), instalou a Comissão Mista Temporária da Reforma Tributária. Composta por 25 senadores e 25 deputados, o colegiado terá 45 dias para apresentar uma proposta consensual dos dois projetos em discussão na Câmara e no Senado. O presidente da comissão, senador Roberto Rocha (PSDB-MA), afirmou que um dos objetivos é simplificar o sistema tributário. O relator, deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), disse que a reforma ajudará no crescimento econômico do país. As informações são da repórter da Rádio Senado, Hérica Christian.

19/02/2020, 19h52 - ATUALIZADO EM 19/02/2020, 20h50
Duração de áudio: 02:00
Os presidentes do Senado Federal e da Câmara dos Deputados,  junto aos demais parlamentares, instauram a comissão especial mista responsável pela elaboração do texto da Reforma Tributária.  

O colegiado, que será formado por 25 senadores e 25 deputados, já possui o número de indicações necessário para iniciar as atividades.

Participam:
senador Flávio Arns (Rede-PR); 
senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA);
deputada Paula Belmonte (Cidadania-DF);  
senador Roberto Rocha (PSDB-MA); 
senador Eduardo Gomes (MDB-TO);
presidente do Senado, senador Davi Alcolumbre (DEM-AP); 
presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ); 
deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB);
senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE);
senadora Kátia Abreu (PDT-TO);
senador Fabiano Contarato (Rede-ES);
senador Luiz Pastore (MDB-ES); 
senador Izalci Lucas (PSDB-DF).

Foto: Jonas Pereira/Agência Senado
Foto: Jonas Pereira/Agência Senado

Transcrição
LOC: COMISSÃO MISTA DA REFORMA TRIBUTÁRIA TERÁ 45 DIAS PARA APRESENTAR UM RELATÓRIO CONSENSUAL E COMEÇA OS TRABALHOS NO DIA 3. LOC: DEPUTADOS E SENADORES PODERÃO ACOLHER SUGESTÕES DO GOVERNO, QUE AINDA NÃO ENVIOU UMA PROPOSTA. REPÓRTER HÉRICA CHRISTIAN TÉC: A Comissão Mista Temporária da Reforma Tributária será composta por 25 deputados e 25 senadores. Juntos os parlamentares terão 45 dias para apresentarem uma proposta consensual com mudanças no sistema de cobrança de impostos no País. Desde o ano passado, são discutidas duas propostas no Congresso Nacional. O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, do Democratas do Amapá, antecipou que a Comissão Mista poderá acolher sugestões da equipe econômica, que até hoje não enviou um projeto de Reforma Tributária. (Davi_Essa) Uma Comissão Mista composta por 25 deputados federais e 25 senadores que vão avaliar os textos que estão tramitando tanto na Câmara dos Deputados como no Senado federal recepcionando, acordado com o governo, com o ministro Paulo Guedes, as contribuições do governo federal. REP: O senador Roberto Rocha, do PSDB do Maranhão, que é o relator de uma proposta do Senado, será o presidente da Comissão. Ele afirmou que o projeto deverá facilitar o pagamento de impostos no País e ainda criar um sistema de cobrança mais justo. (Roberto) A base dele é a simplificação dos impostos da base de consumo. Oferecer também o sistema ao mesmo tempo moderno, que se possa ter tecnologia embutida nela. Nós temos que desonerar os mais pobres, nós temos que desonerar as exportações e ao mesmo tempo também a competição. REP: Já o relator da Comissão Mista, deputado Aguinaldo Ribeiro, do PP da Paraíba, acredita que a Reforma Tributária vai contribuir para o crescimento econômico do País. (Aguinaldo) É essa reforma que trará um impacto positivo à economia brasileira trazendo simplicidade, trazendo justiça tributária, trazendo transparência e trazendo segurança jurídica. REP: A primeira reunião da Comissão Mista Temporária da Reforma Tributária está marcada para o próximo dia 3. Da Rádio Senado, Hérica Christian

Ao vivo
00:0000:00