Inscrições para o Programa Jovem Senador 2018 vão até 17 de agosto — Rádio Senado
Jovem Senador

Inscrições para o Programa Jovem Senador 2018 vão até 17 de agosto

O prazo para quem deseja ser um Jovem Senador em 2018 está acabando. As inscrições para o programa vão até o dia 17 de agosto e o tema deste ano é “A Constituição Cidadã 30 Anos Depois”. Para participar, o estudante deve estar no ensino médio da rede pública, ter no máximo 19 anos, e escrever uma redação de 20 a 30 linhas sobre o tema do concurso. As escolas precisam enviar as redações dos estudantes interessados para a Secretaria de Educação da cidade. O regulamento e programação podem ser conferidos no site do Jovem Senador: www.senado.leg.br/jovemsenador.

01/08/2018, 19h06 - ATUALIZADO EM 02/08/2018, 09h23
Duração de áudio: 02:14
Jovem Senador 2017 - Plenário do Senado durante sessão de votação dos projetos do Programa Senado Jovem Brasileiro 2017.

Em pronunciamento, à bancada, Gilberto Gonçalves Gomes Filho (GO).

Participam: 
Felipe Poggian Afonso (ES); 
Gabriel Fernandes Mendes (TO);
Geysa Berton (RS); 
Vanessa Loss Secchi (SC).

Foto: Roque de Sá/Agência Senado
Foto: Roque de Sá/Agência Senado

Transcrição
LOC: O PRAZO DE INSCRIÇÕES PARA O PROGRAMA JOVEM SENADOR 2018 ESTÁ ACABANDO. AS INSCRIÇÕES VÃO ATÉ 17 DE AGOSTO. O TEMA DESTE ANO É: “A CONSTITUIÇÃO CIDADÃ 30 ANOS DEPOIS”. LOC: PODEM PARTICIPAR ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO DA REDE PÚBLICA DE ENSINO. AS INFORMAÇÕES COM A REPÓRTER LAÍSA LOPES TÉC: A oitava edição do programa Jovem Senador está chegando. Serão selecionados 27 estudantes da rede pública de cada estado e do Distrito Federal que escreverem as melhores redações sobre os 30 anos da constituição cidadã. Os vencedores virão à capital federal e terão a oportunidade de vivenciar a rotina de um senador durante uma semana, podendo também apresentar sugestões para projetos de lei. Desde o início do programa, em 2011, mais de um milhão e 200 mil alunos foram mobilizados e cerca de 500 mil redações recebidas pelas escolas de todo o país. O presidente do Senado Federal, Eunício Oliveira, destacou o direito à educação previsto na Constituição tema da competição deste ano. (Eunício Oliveira) Entre os direitos nela consagrados, destaco a educação como fator fundamental para o desenvolvimento de uma sociedade com mais justiça social. (Repórter) Até o dia 11 de outubro, as redações serão classificadas e as três melhores do Brasil escolhidas. O coordenador de Gestão de Eventos do Jovem Senador, Herivelto Ferreira, disse que a participação dos jovens no aniversário da Constituição Cidadã é importante para aproximá-los ao Estado (Herivelto Ferreira) Quando você traz o jovem a reflexão dos 30 anos, você faz a busca do que aconteceu, um estudo do passado, e também uma projeção de futuro, do que se espera, e qual é a vontade que a juventude tem para o futuro da democracia no Brasil. (Repórter) O estudante que tiver até 19 anos e queira participar do concurso, deve estar regularmente matriculado em uma escola pública estadual ou do Distrito Federal no ensino médio e escrever uma redação de 20 a 30 linhas sobre o tema A Constituição Cidadã 30 anos depois. Caberá à escola selecionar a melhor redação entre seus alunos e enviar à Secretaria de Educação de seu estado. As inscrições vão até 17 de agosto. O regulamento e a programação do Jovem Senador podem ser conferidos no endereço eletrônico www.senado.leg.br/jovemsenador. Com supervisão de Celso Cavalcanti, da rádio Senado, Laísa Lopes.

Ao vivo
00:0000:00