Infraestrutura faz audiência para debater projeto que muda modelo comercial do setor elétrico — Rádio Senado
Comissões

Infraestrutura faz audiência para debater projeto que muda modelo comercial do setor elétrico

A Comissão de Serviços de Infraestrutura faz audiência pública para debater projeto que muda o modelo comercial do setor elétrico. O objetivo é aumentar o número de fornecedores de energia elétrica, impor novas regras para a autoprodução de consumo próprio e instituir a portabilidade da conta de luz.

14/08/2019, 18h40 - ATUALIZADO EM 14/08/2019, 20h15
Duração de áudio: 01:50
Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) realiza audiência pública interativa para tratar sobre o PLS 232/2016, que permite a portabilidade da conta de luz. Entre os convidados estão representantes do Ministério de Minas e Energia; da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel); do Tribunal de Contas da União (TCU) e do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec). 

Mesa: 
secretário de fiscalização de infraestrutura de energia elétrica do Tribunal de Contas da União (TCU), Manoel Moreira de Souza Neto; 
secretário de energia elétrica do Ministério de Minas e Energia, Ricardo Cyrino; 
presidente da CI, senador Marcos Rogério (DEM-RO); 
diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Rodrigo Limp; 
presidente do Fórum das Associações do Setor Elétrico (Fase), Mário Menel;
especialista em energia e sustentabilidade do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), Clauber Barão Leite.

Foto: Pedro França/Agência Senado
Foto: Pedro França/Agência Senado

Transcrição
LOC: PROJETO QUE PREVÊ MUDANÇAS NO MODELO COMERCIAL DO SETOR ELÉTRICO É DISCUTIDO NA COMISSÃO DE INFRAESTRUTURA DO SENADO. LOC: A PROPOSTA TAMBÉM CRIA A PORTABILIDADE DA CONTA DE LUZ. REPÓRTER RAQUEL TEIXEIRA. TÉC: O Projeto de lei do Senado 232 de 2016 quer aumentar o número de fornecedores de energia por meio de licitações de concessões de hidrelétricas, mudando o modelo comercial do setor elétrico brasileiro. O texto também traz novas regras para a autoprodução de consumo próprio. Além disso, a matéria pretende criar um tipo de portabilidade da conta para aquele cidadão que quiser comprar de outra empresa. O senador Marcos Rogério, do Democratas de Rondônia, explica que atualmente as distribuidoras de energia não enfrentam concorrência e, por isso, o consumidor é obrigado a recorrer a um único fornecedor desse insumo fundamental para a sociedade. (MARCOS22”) Um tema que impacta significativamente o cotidiano da sociedade brasileira, o pls é portador de boas novas dado que estende significativamente o acesso ao mercado livre de energia e como consequência concede aos consumidores o direito a uma portabilidade parecida com a existente no setor das telecomunicações. Rep: O especialista em energia e sustentabilidade do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor, Clauber Barão Leite, afirma que é importante que o cidadão tenha a opção de comprar de outras fontes, mas que o principal é o preço que vai pagar pelo produto. (CLAUBER) O que o consumidor em geral quer é uma tarifa menor e um serviço de qualidade. Rep: O projeto já passou pelas comissões de Constituição e Justiça, e de Assuntos Econômicos do Senado e está em análise na Comissão de Serviços de Infraestrutura, onde ainda deve ser discutido em outras audiências públicas com especialistas do setor elétrico antes de ser votado pelo colegiado. Da Rádio Senado, Raquel Teixeira.

Ao vivo
00:0000:00