Indígenas criticam na CDH intenção do governo de regulamentar garimpo e mineração — Rádio Senado
Lançamento de Livro

Indígenas criticam na CDH intenção do governo de regulamentar garimpo e mineração

A Comissão de Direitos Humanos (CDH) recebeu nesta quinta-feira (6) um grupo de indígenas para o lançamento do livro: A Mulher Kayapó e seu Trabalho. Na ocasião, eles criticaram o projeto de lei anunciado elo Executivo que irá regulamentar atividades como garimpo e mineração dentro dos territórios. O presidente da CDH, senador Paulo Paim (PT-RS), assinou um requerimento para que eles sejam recebidos pelo presidente da Funai, Marcelo Xavier, e agendou para março uma audiência pública. O senador Fabiano Contarato (REDE-ES) aproveitou o Dia Nacional da Luta dos Povos Indígenas, em 7 fevereiro, para fazer críticas ao processo de demarcação de terras. A reportagem é de Marcella Cunha.

06/02/2020, 14h39 - ATUALIZADO EM 06/02/2020, 16h21
Duração de áudio: 02:26
Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) realiza reunião de trabalho para lançamento do livro: "Menire Bê Kayapó Djápêj, A mulher Kayopó e seu trabalho".  \r\rMesa:\rrelações públicas do Instituto Kabu, Doto Takakire;\rcacique da Aldeia Kubenkokre, Ngreikro Mekragnotire;\rpresidente da CDH, senador Paulo Paim (PT-RS);\rcacique-geral da Aldeia Kubenkokre, Bati Mekragnotire;\rdiretor-presidente do Intituto Kabu, Tomeikwa Bepakati.\r\rFoto: Geraldo Magela/Agência Senado
Geraldo Magela

Transcrição
LOC: NA COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS, INDÍGENAS CRITICAM PROJETO DO GOVERNO QUE PRETENDE REGULAMENTAR ATIVIDADES COMO GARIMPO E MINERAÇÃO NOS TERRITÓRIOS. LOC: O PRESIDENTE DA COMISSÃO, SENADOR PAULO PAIM, SE COMPROMETEU A INTERMEDIAR UMA REUNIÃO COM PRESIDENTE DA FUNAI. A REPORTAGEM É DE MARCELLA CUNHA (TÉC): A Comissão de Direitos Humanos recebeu indígenas da etnia Caiapó para o lançamento do livro: A Mulher Kayapó e seu Trabalho. O grupo aproveitou a ocasião para criticar o projeto de lei anunciado pelo Executivo para regulamentar a exploração de terras indígenas para atividades como garimpo e mineração. O ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, comparou a medida à Lei Áurea, ao afirmar que as mudanças darão aos indígenas mais autonomia. Na CDH, o caiapó Doto Takatire pediu apoio dos senadores para barrar a proposta. (Takatire): O presidente Bolsonaro, que foi votado e algum de nós indígenas votou também nele, ele ganhou e hoje ele está querendo destruir a floresta aonde a gente está. E a gente precisa de ajuda de vocês para isso não ir adiante, o projeto dele ir adiante. É a única Floresta que está restando que a gente tá protegendo. (Repórter): Os indígenas pediram, ainda, que a Comissão intervenha para serem atendidos pelo presidente da Funai, Marcelo Xavier. O presidente da CDH, senador Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul, anunciou uma audiência pública, em março, com a participação de Marcelo Xavier. (Paim): Eu já me comprometi, eles querem uma audiência com presidente da Funai, em nome da comissão já formulamos aqui o pedido. Eles pediram também uma audiência pública aqui onde eles viriam com 40 representantes no mês de março fazer uma audiência conjunta, Meio Ambiente e Direitos Humanos para ouvir vocês. (Repórter): No dia 7 de fevereiro, é celebrado o Dia Nacional da Luta dos Povos Indígenas. O presidente da Comissão de Meio Ambiente, Fabiano Contarato, da Rede Sustentabilidade do Espírito Santo, disse que não há nada para ser comemorado. (Contarato): Eles são os verdadeiros donos da terra. Eu fico triste quando falam que têm muita terra. Têm muita terra? O agronegócio tem muita tem muita terra, é o gado que está derrubando as matas para fazer grilagem de terra que tem muita terra, são esses brancos ricos engravatados que está dizimando a população indígena. (Repórter): O dia 7 de fevereiro foi escolhido por ser a data em que morreu o cacique guarani Sepé Tiaraju, líder da rebelião contra o Tratado de Madri. Da Rádio Senado, Marcella Cunha.

Ao vivo
00:0000:00