Indicação do ministro Luiz Fux deve ser votada ainda nesta semana — Rádio Senado

Indicação do ministro Luiz Fux deve ser votada ainda nesta semana

LOC: O PRESIDENTE DO SENADO, JOSÉ SARNEY, DO PMDB DO AMAPÁ, ACREDITA QUE A INDICAÇÃO DO MINISTRO LUIZ FUX PARA O SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL DEVERÁ SER VOTADA AINDA NESTA SEMANA. 

LOC: O NOME DO MAGISTRADO É CONSENSUAL DENTRO DO SENADO. O MINISTRO DO SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA TRABALHOU NA REFORMA DO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL. 

O presidente do Senado, José Sarney, do PMDB do Amapá, recebeu a visita do ministro do Superior Tribunal de Justiça, Luiz Fux, para tratar do processo de votação da indicação dele para o Supremo Tribunal Federal. Sarney explicou que aguarda a Comissão de Constituição e Justiça se reunir para eleger o presidente do colegiado, o que deverá ocorrer na quarta-feira. Segundo ele, nesse mesmo dia, os integrantes da CCJ poderão sabatinar Luiz Fux. O ministro vai substituir Eros Grau, que se aposentou em agosto do ano passado. José Sarney acredita que a indicação do magistrado será aprovada na própria quarta-feira pelo Plenário do Senado. (Sarney) Ele me visitou como está fazendo com todos os senadores porque foi indicado para o STF e tem que ser aprovado pela Casa. Estamos fazendo um esforço para que a CCJ se constitua na quarta-feira para que ele possa ser sabatinado nesta data. (Repórter) O ministro Luiz Fux presidiu a Comissão Especial da Reforma do Código de Processo Civil, e por isso, é muito respeitado dentro do Senado. O ex-presidente da Comissão de Constituição e Justiça, senador Demóstenes Torres, do Democratas de Goiás, prevê que o nome do magistrado será aprovado facilmente. (Demóstenes) A votação será rápida. O Fux é um craque, um sujeito espetacular, um homem de reputação ilibada, afável e competente. Notável saber jurídico é com ele. Foi promotor, juiz estadual, ministro do STJ atualmente, tem vários livros escritos. É perfeita a indicação. Acredito que a dificuldade dele aqui será zero. (Repórter) O líder do governo, senador Romero Jucá, do PMDB de Roraima, também acredita que Luiz Fux terá a indicação aprovada por unanimidade pelo currículo. (Jucá) Vou pedir urgência ao presidente que for eleito para que possamos fazer rapidamente esta sabatina e trazer rapidamente para o Plenário. É um excelente nome, preparado tecnicamente e tem relação política. Fez um trabalho brilhante aqui no Senado na questão do Código Civil. Portanto, não vejo nenhum tipo de dificuldade. Temos que vencer a burocracia que são os prazos de instalação da Comissão. Mas ele será votado rapidamente. (Repórter) Ao assumir o cargo, o ministro Luiz Fux poderá decidir dois temas polêmicos. O primeiro se refere à validade da Lei da Ficha Limpa e o segundo trata do pedido de extradição do ex-ativista político, Cesare Battisti.
07/02/2011, 05h28 - ATUALIZADO EM 07/02/2011, 05h28
Duração de áudio: 02:26
Ao vivo
00:0000:00