Esporte

Expectativa para os jogos de Tóquio marca celebração do Dia Olímpico nesta terça

02:11Expectativa para os jogos de Tóquio marca celebração do Dia Olímpico nesta terça

Transcrição LOC: A IMPORTÂNCIA DA PRÁTICA ESPORTIVA E A EXPECTATIVA PARA OS JOGOS DE TÓQUIO MARCAM CELEBRAÇÃO DO DIA OLÍMPICO, NESTA TERÇA-FEIRA. LOC: O ANO DE 2020 MARCA O CENTENÁRIO DA PARTICIPAÇÃO BRASILEIRA EM OLIMPÍADAS. AS INFORMAÇÕES COM O REPÓRTER PEDRO PINCER: TÉC: Em 1947, o mundo ainda se recuperava da Segunda Guerra Mundial e o Comitê Olímpico Internacional, o COI, se preparava para os Jogos Olímpicos de 1948, em Londres. A ideia de um dia para celebrar o olimpismo foi apresentada pela primeira vez por um membro do Comitê Olímpico da Tchecoslováquia, que leu um relatório sobre a proposta de comemorar o Dia Olímpico Internacional, que ajudaria a promover os ideais olímpicos. A data faz alusão à fundação do COI, em 23 de junho de 1894, em Paris. Atualmente, o COI e os comitês olímpicos nacionais buscam difundir a filosofia do Olimpismo durante o Dia Olímpico. Para este ano, o COI, em parceria com comitês olímpicos nacionais, busca uma edição virtual para promover o Olimpismo em meio ao distanciamento social causado pela pandemia do novo coronavírus, que obrigou os jogos de Tóquio, previstos para este ano, a serem adiados. A previsão é que sejam realizados entre 23 de julho e 8 de agosto de 2021. A edição marcará o centenário da participação brasileira nos jogos. A primeira foi em Antuérpia, na Bélgica, em 1920. A senadora Leila Barros, do PSB do Distrito Federal, que ganhou medalhas de bronze no vôlei em Atlanta 96 e Sydney 2000, destaca o papel do esporte tanto na sociedade quanto nas competições. (Leila Barros) Entendendo o esporte como uma ferramenta de inclusão, de participação, de cidadania, mas entendendo, sim, que temos que alimentar e dar estrutura para os atletas de alto rendimento porque são eles que alimentam a cadeia, estimulam e são inspiração para aqueles que estão chegando. Então essa é a minha luta aqui dentro dessa casa de fazer com que o esporte ele seja compreendido em toda sua plenitude (Rep) De acordo com o COI, existem três pilares para o desenvolvimento de atividades culturais, esportivas e educacionais: mover-se, aprender e descobrir. O Dia Olímpico deve lembrar a sociedade que os valores olímpicos dizem respeito a todos, sem importar a idade, gênero, origem social ou habilidade esportiva.

Em 1947, o mundo ainda se recuperava da Segunda Guerra Mundial e o Comitê Olímpico Internacional (COI) se preparava para os Jogos Olímpicos de 1948, em Londres. A ideia de um dia para celebrar o olimpismo foi apresentada pela primeira vez por um membro do Comitê Olímpico da antiga Tchecoslováquia, que leu um relatório sobre a proposta que ajudaria a promover os ideais olímpicos. A data faz alusão à fundação do COI, em 1894, em Paris.  A reportagem é de Pedro Pincer, da Rádio Senado.

TÓPICOS:
Cidadania  Coronavírus  Desenvolvimento  Distrito Federal  Esporte  Gênero  Jogos Olímpicos  Olimpíadas  pandemia  PSB  Segunda Guerra Mundial  Senadora Leila Barros 

Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900 | Telefone: 0800 61 22 11
Ao vivo