Agenda da semana

Impasse pode adiar instalação da Comissão do Orçamento

02:21Impasse pode adiar instalação da Comissão do Orçamento

Transcrição LOC: ALIADOS ESPERAM UM ACORDO PARA INSTALAÇÃO DA COMISSÃO MISTA DE ORÇAMENTO NESTA TERÇA-FEIRA. LOC: AINDA NÃO FOI CONVOCADA SESSÃO DO CONGRESSO NACIONAL PARA APRECIAÇÃO DE VETOS. REPÓRTER HÉRICA CHRISTIAN TÉC: Está prevista para esta terça-feira a instalação da Comissão Mista de Orçamento, responsável por votar as propostas contábeis do governo. Nesta mesma sessão, deverão ser eleitos o presidente e os vice-presidentes da chamada CMO. Por um acordo anterior de líderes, o deputado Elmar Nascimento, do Democratas da Bahia, foi o indicado para o comando da Comissão. Mas esse entendimento foi questionado. O senador Marcos Rogério, do Democratas de Rondônia, que fará parte do colegiado, espera um acordo até esta terça-feira. Ele ponderou que deputados e senadores terão pouco tempo para votarem a Lei de Diretrizes Orçamentárias e o Orçamento Geral da União de 2021, que poderão contemplar o novo programa social do governo. (Marcos) Espero que nas próximas horas tenhamos aí um entendimento, um acordo, para que amanhã possa ser instalada a Comissão, escolhido o seu presidente e com relator que já está apontado iniciar os trabalhos da Comissão. O prazo é curto e o papel que ela cumpre é fundamental. REP: Outro impasse se refere à derrubada de vetos. A equipe econômica se mobiliza para manter os que ampliariam o pagamento do auxílio-emergencial e que prorrogariam a desoneração da folha de pagamento até o ano que vem. Mas os próprios aliados defendem os benefícios, apesar dos custos. O vice-líder do governo, senador Izalci Lucas, do PSDB do Distrito Federal, não acredita em sessão do Congresso Nacional nesta semana devido à falta de acordo. (Izalci) Provavelmente, na quarta-feira, pode acontecer a reunião do Congresso. Não houve nenhuma convocação até agora de liderança do governo para tratar da questão dos vetos. E também não houve convocação ainda do Congresso para quarta-feira. Mas se ocorrer, ela deve acontecer na quarta. Não há ainda qualquer convocação. REP: Já o Plenário do Senado tem sessão convocada para esta terça-feira quando será votada a medida provisória que prorroga o prazo para empresas automotivas instaladas nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste apresentarem projetos de novos produtos a serem beneficiados com o crédito presumido do IPI. As votações de quarta e quinta ainda serão definidas. Da Rádio Senado, Hérica Christian.

Apesar da convocação para esta terça-feira (6), a instalação da Comissão Mista de Orçamento poderá ser adiada por falta de acordo quanto às indicações para os cargos de presidente e vice-presidentes do colegiado. Ao defender um acordo, o senador Marcos Rogério (DEM-RO) alertou para o pouco tempo de trabalho para aprovação do Orçamento de 2021. Outro impasse no Congresso se refere à derrubada de vetos. O vice-líder do governo no Senado, Izalci Lucas (PSDB-DF), não acredita num entendimento para a sessão do Congresso Nacional nesta semana. Ele citou a mobilização da própria base pela derrubada do veto da desoneração da folha de pagamento, o que contraria a equipe econômica. Izalci confirmou sessão do Senado nesta terça-feira para votação da medida provisória que trata de incentivos fiscais para empresas automotivas instaladas no Nordeste, Norte e Centro Oeste. A repórter Hérica Christian traz as informações sobre a agenda da semana.

MP 987/2020

TÓPICOS:
Auxílio emergencial  Bahia  CMO  Comissão Mista de Orçamento  Congresso Nacional  Crédito  DEM  Desoneração  Distrito Federal  Empresas  IPI  Lei de Diretrizes Orçamentárias  Medida Provisória  Orçamento  Plenário do Senado  PSDB  Rondônia  Senador Izalci Lucas  Senador Marcos Rogério  Trabalho  União  Vetos 

Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900 | Telefone: 0800 0 61 2211
Ao vivo