Impasse pode adiar instalação da Comissão do Orçamento — Rádio Senado
Agenda da semana

Impasse pode adiar instalação da Comissão do Orçamento

Apesar da convocação para esta terça-feira (6), a instalação da Comissão Mista de Orçamento poderá ser adiada por falta de acordo quanto às indicações para os cargos de presidente e vice-presidentes do colegiado. Ao defender um acordo, o senador Marcos Rogério (DEM-RO) alertou para o pouco tempo de trabalho para aprovação do Orçamento de 2021. Outro impasse no Congresso se refere à derrubada de vetos. O vice-líder do governo no Senado, Izalci Lucas (PSDB-DF), não acredita num entendimento para a sessão do Congresso Nacional nesta semana. Ele citou a mobilização da própria base pela derrubada do veto da desoneração da folha de pagamento, o que contraria a equipe econômica. Izalci confirmou sessão do Senado nesta terça-feira para votação da medida provisória que trata de incentivos fiscais para empresas automotivas instaladas no Nordeste, Norte e Centro Oeste. A repórter Hérica Christian traz as informações sobre a agenda da semana.

MP 987/2020

05/10/2020, 19h12 - ATUALIZADO EM 05/10/2020, 19h43
Duração de áudio: 02:21
Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO) realiza reunião semipresencial de instalação e eleição da Mesa.
Obs.: a instalação foi adiada para a próxima terça (6/10), às 9h. 

Participam:
presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre (DEM-AP);
relator do Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2021, senador Marcio Bittar (MDB-AC);
deputado Arthur Lira (PP-AL);
deputado Elmar Nascimento (DEM-BA).

Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado
Edilson Rodrigues / Agência Senado

Transcrição
LOC: ALIADOS ESPERAM UM ACORDO PARA INSTALAÇÃO DA COMISSÃO MISTA DE ORÇAMENTO NESTA TERÇA-FEIRA. LOC: AINDA NÃO FOI CONVOCADA SESSÃO DO CONGRESSO NACIONAL PARA APRECIAÇÃO DE VETOS. REPÓRTER HÉRICA CHRISTIAN TÉC: Está prevista para esta terça-feira a instalação da Comissão Mista de Orçamento, responsável por votar as propostas contábeis do governo. Nesta mesma sessão, deverão ser eleitos o presidente e os vice-presidentes da chamada CMO. Por um acordo anterior de líderes, o deputado Elmar Nascimento, do Democratas da Bahia, foi o indicado para o comando da Comissão. Mas esse entendimento foi questionado. O senador Marcos Rogério, do Democratas de Rondônia, que fará parte do colegiado, espera um acordo até esta terça-feira. Ele ponderou que deputados e senadores terão pouco tempo para votarem a Lei de Diretrizes Orçamentárias e o Orçamento Geral da União de 2021, que poderão contemplar o novo programa social do governo. (Marcos) Espero que nas próximas horas tenhamos aí um entendimento, um acordo, para que amanhã possa ser instalada a Comissão, escolhido o seu presidente e com relator que já está apontado iniciar os trabalhos da Comissão. O prazo é curto e o papel que ela cumpre é fundamental. REP: Outro impasse se refere à derrubada de vetos. A equipe econômica se mobiliza para manter os que ampliariam o pagamento do auxílio-emergencial e que prorrogariam a desoneração da folha de pagamento até o ano que vem. Mas os próprios aliados defendem os benefícios, apesar dos custos. O vice-líder do governo, senador Izalci Lucas, do PSDB do Distrito Federal, não acredita em sessão do Congresso Nacional nesta semana devido à falta de acordo. (Izalci) Provavelmente, na quarta-feira, pode acontecer a reunião do Congresso. Não houve nenhuma convocação até agora de liderança do governo para tratar da questão dos vetos. E também não houve convocação ainda do Congresso para quarta-feira. Mas se ocorrer, ela deve acontecer na quarta. Não há ainda qualquer convocação. REP: Já o Plenário do Senado tem sessão convocada para esta terça-feira quando será votada a medida provisória que prorroga o prazo para empresas automotivas instaladas nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste apresentarem projetos de novos produtos a serem beneficiados com o crédito presumido do IPI. As votações de quarta e quinta ainda serão definidas. Da Rádio Senado, Hérica Christian.

Ao vivo
00:0000:00