Horário de verão vai afetar divulgação do resultado das eleições — Rádio Senado

Horário de verão vai afetar divulgação do resultado das eleições

LOC: O HORÁRIO DE VERÃO, QUE COMEÇA NO PRÓXIMO DOMINGO, DIA 19, VAI AFETAR A DIVULGAÇÃO DO RESULTADO DAS ELEIÇÕES NO SEGUNDO TURNO.  

LOC: O REPÓRTER MAURÍCIO DE SANTI EXPLICA O QUE VAI MUDAR:  

(Repórter) Às 19 horas e 56 minutos do dia cinco de outubro, data do primeiro turno das eleições, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Dias Toffoli, anunciou oficialmente que a corrida ao Palácio do Planalto teria um segundo turno entre os candidatos Dilma Rousseff e Aécio Neves. Foi o resultado mais rápido da história da Justiça Eleitoral: 

(Dias Toffoli) às 19 horas, 56 minutos e 28 segundos tínhamos 91 por cento dos votos válidos apurados e matematicamente definido os candidatos Dilma Rousseff e Aécio Neves como aqueles que disputarão o segundo turno das eleições presidenciais no dia 26 de outubro, no último domingo deste mês de outubro. 

(Repórter) Já no segundo turno, a divulgação dos resultados para o cargo de presidente da República só poderá acontecer depois das oito da noite. Isso por causa do horário de verão. A diferença entre o estado do Acre e de parte do estado do Amazonas com a hora oficial de Brasília aumenta de duas para três horas, a partir de 19 de outubro. As pesquisas de boca de urna para presidente da República também só poderão sair depois das 20 horas. Essas medidas são necessárias para que não haja divulgação de números enquanto houver eleitores votando em algum lugar do país. O presidente do TSE, ministro Dias Toffoli, destacou que o mais importante é garantir a segurança do voto: 

(Dias Toffoli) Nós não estamos em uma competição olímpica que a cada ano tem que ser um tempo menor do que outro. O importante é ter segurança. E vamos ter paciência com o eleitor que tenha dificuldade de votar. 

(Repórter) Os votos das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, onde há horário de verão, começam a ser totalizados pela Justiça Eleitoral às cinco da tarde, hora oficial de Brasília. Dessa forma, quando os números puderem ser divulgados, a partir das oito da noite, também no horário de Brasília, o percentual de urnas apuradas na eleição presidencial deve ser muito alto, uma vez que essas três regiões concentram o maior número de eleitores.
13/10/2014, 09h28 - ATUALIZADO EM 13/10/2014, 09h28
Duração de áudio: 02:17
Ao vivo
00:0000:00