Cultura

História do Brasil é atração no estande do Senado na Feira do Livro de Porto Alegre

02:30História do Brasil é atração no estande do Senado na Feira do Livro de Porto Alegre

Transcrição LOC: HISTÓRIA DO BRASIL É A ATRAÇÃO NO ESTANDE DO SENADO E DA CÂMARA NA FEIRA DO LIVRO DE PORTO ALEGRE. LOC: AS OBRAS TAMBÉM IMPRESSAS PELO SENADO TAMBÉM PODEM SER ADQUIRIDAS PELA INTERNET. MAIS INFORMAÇÕES COM O REPÓRTER MARCO ANTONIO REIS: (Repórter) Leitores interessados na história do Brasil são a maioria dos frequentadores do estande mantido pelo Senado e pela Câmara dos Deputados na Feira do Livro de Porto Alegre. As obras explicam episódios como as revoltas que sacudiram o país durante o Império e a República, o processo de restabelecimento da democracia depois da ditadura militar de 1964, além de ensaios e memórias de pensadores importantes do país, como Joaquim Nabuco, Ruy Barbosa e o gaúcho Alberto Pasqualini. O estande também oferece – sempre a preços de custo – livros com a legislação brasileira, desde a Constituição Federal e os códigos penal e civil, até leis mais recentes como o estatuto da criança e do adolescente e o do deficiente. Mas, pelo menos no caso da tradicional Feira de Porto Alegre, que se encontra na edição de número 65, o interesse maior dos leitores é mesmo pelas obras históricas. É o caso do professor Samuel Radaelli. (Samuel Radaelli) São obras de um valor histórico e intelectual muito grande e que comercialmente não teriam interesse, por isso é importante você ter um órgão público, e também tem livros que em edições comerciais teriam valor três quatro vezes maior, por isso é importante você ter uma instituição pública fomentando a memória nacional e instrumentos de cultura nacional que isso é fundamental para identidade de um povo, de um valor histórico muito grande (Repórter) O responsável pelo estande, Fabrício Ferrão, explica que participar de eventos literários já é uma tradição do Poder Legislativo. (Fabrício Ferrão) Há um bom tempo que a gente vem participando e sempre tem uma venda de livros e uma prestação de contas pra população muito legal vejo como uma fora da gente levar para a sociedade um material diferente em produzido a um custo muito interessante. Fundamental que estejamos aqui (Repórter) A Feira do Livro de Porto Alegre reúne mais de cem expositores em um evento gratuito e ao ar livre, na Praça da Alfândega no Centro da capital gaúcha. E todos os livros publicados pelo Senado podem ser adquiridos pela internet, a preços de custo e sem cobrança de frete. Basta acessar senado.leg.br/livraria.

Livros sobre a história do Brasil são destaque no estande do Senado e da Câmara na 65ª Feira do Livro de Porto Alegre (RS), que acontece até 17 de novembro. As obras explicam episódios como as revoltas que sacudiram o país durante o Império e a República, a redemocratização após a ditadura militar de 1964, além de ensaios e memórias de pensadores importantes do país, como Joaquim Nabuco e Ruy Barbosa. Os livros impressos pelo Senado podem ser adquiridos pela internet, a preço de custo e sem cobrança de frete: senado.leg.br/livraria. A reportagem é de Marco Antônio Reis, da Rádio Senado.

TÓPICOS:
Câmara dos Deputados  Constituição  Constituição Federal  Cultura  Democracia  Ditadura militar  Estatuto da Criança e do Adolescente  História  Internet  Poder Legislativo  Feira do Livro de Porto Alegre  Livraria do Senado 

Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900 | Telefone: 0800 61 22 11
Ao vivo