Grupo de senadores quer oficializar Junho Verde como mês dedicado ao meio ambiente — Rádio Senado

Grupo de senadores quer oficializar Junho Verde como mês dedicado ao meio ambiente

Um grupo de senadores quer que o mês de junho seja dedicado às discussões e votações de projetos relacionados ao meio ambiente. Entre as proposições que podem ser votadas no Junho Verde está a que insere na Constituição o direito a um meio ambiente ecologicamente equilibrado (PEC 13/2015). As informações com o repórter Maurício de Santi, da Rádio Senado.

29/05/2019, 18h10 - ATUALIZADO EM 29/05/2019, 18h15
Duração de áudio: 01:26
Comissão de Meio Ambiente (CMA) realiza reunião com 15 itens. Entre eles, o PLC 78/2017, que modifica a definição de semiárido.

À mesa, presidente da CMA, senador Fabiano Contarato (Rede-ES).

Foto: Jane de Araújo/Agência Senado
Foto: Jane de Araújo/Agência Senado

Transcrição
LOC: UM GRUPO DE SENADORES QUER QUE O MÊS DE JUNHO SEJA DEDICADO ÀS DISCUSSÕES E VOTAÇÕES DE PROJETOS RELACIONADOS AO MEIO AMBIENTE. LOC: ENTRE AS PROPOSIÇÕES QUE PODEM SER VOTADAS ESTÁ A QUE INSERE NA CONSTITUIÇÃO O DIREITO A UM MEIO AMBIENTE ECOLOGICAMENTE EQUILIBRADO. REPÓRTER MAURÍCIO DE SANTI: TÉC: O grupo de 13 senadores entregou à presidência do Senado um projeto de resolução para formalizar o Junho Verde. A ideia é que junho, por conta do Dia Internacional do Meio Ambiente, comemorado no dia 5, seja também de discussões no Senado sobre a preservação da natureza e de votações de propostas que possam ajudar na conservação ambiental. Entre as propostas que os senadores querem ver aprovadas está a mudança no texto da Constituição para incluir no artigo quinto o direito fundamental ao meio ambiente ecologicamente equilibrado. O presidente da Comissão de Meio Ambiente, senador Fabiano Contarato, da Rede Sustentabilidade do Espírito Santo, alertou que a economia brasileira pode ser prejudicada se não houver mais respeito às causas ambientais: (FABIANO CONTARATO): O Brasil está caminhando na contramão, no retrocesso. Enquanto a comunidade europeia está lá, os verdes estão ganhando espaço, porque preservar o meio ambiente é preservar a vida humana, eu não tenho a menor dúvida disso. E o Brasil precisa entender que se ele acaba tendo um comportamento que viola esse direito humano essencial que transcende o espaço territorial brasileiro, é um direito planetário, vai abalar na economia. Porque os países desenvolvidos que lutam pela preservação ambiental não querem firmar acordo com o Brasil se não houver esse comprometimento. (MAURÍCIO): Além das audiências públicas e das votações, a cúpula do Congresso deve ser iluminada na cor verde durante todo o mês de junho. Da Rádio Senado, Maurício de Santi.

Ao vivo
00:0000:00