MP 898

Falta de acordo adia novamente votação do 13º do Bolsa Família e do BPC

02:02Falta de acordo adia novamente votação do 13º do Bolsa Família e do BPC

Transcrição LOC: GOVERNO É CONTRA MODIFICAÇÃO NA MP QUE CRIA ABONO NATALINO PARA BENEFICIÁRIOS DO BOLSA FAMÍLIA E OBSTRUI VOTAÇÃO. LOC: NOVA TENTATIVA DE VOTAR O RELATÓRIO QUE TORNA O PAGAMENTO PERMANENTE É MARCADA PARA O INÍCIO DE MARÇO. REPÓRTER RAQUEL TEIXEIRA. TÉC: A equipe econômica do governo é contra o relatório da Medida Provisória 898. A proposta prevê que o pagamento do décimo terceiro para os cadastrados no Programa Bolsa Família seja uma política permanente e não apenas um abono referente ao ano de 2019, como estava no texto original. O documento também inclui na MP os participantes do Benefício de Prestação Continuada, usando como fonte de recursos a tributação de fundos de investimento. A vice-líder do governo no Congresso Nacional, deputada Bia Kicis, do PSL do Distrito Federal, explica que as mudanças foram rejeitadas por causa da crise financeira. (BIA) nesse momento o governo irá introduzir na lei de diretrizes orçamentárias a previsão do décimo terceiro para bolsa família, mas não há como incluir isso no texto na mp. Com relação ao bpc o governo não tem condição agora de apresentar uma proposta. Rep: Para o Senador Eduardo Girão, do Podemos do Ceará, seria possível sim pagar o abono, apesar dos problemas econômicos brasileiros. (GIRÃO) O Brasil foi recebido praticamente quebrado, mas a gente viu uma solução aqui de uma fonte justa, digna, dos mais ricos poderem contribuir nesse fundo privado. Estamos perdendo aqui pela falta do acordo a possibilidade de corrigir uma grande distorção do nosso país, que é dessa desigualdade gigante que nós temos e que envergonha o Brasil. Rep: E o relator, senador Randolfe Rodrigues, da Rede Sustentabilidade do Amapá, disse que se sente frustrado pela falta de acordo. (RANDOLFE) Tentamos o diálogo com o governo, estivemos à disposição desde a instalação dessa medida provisória, em dezembro, faço questão de destacar a minha frustração de não termos conseguido um consenso com o governo. Rep: Com a obstrução dos parlamentares da base do governo, uma nova tentativa de votação do relatório ficou marcada para a terça-feira, dia 3 de março. Da Rádio Senado, Raquel Teixeira.

A votação do relatório da Medida Provisória 898 foi adiada para próxima reunião da comissão mista, marcada para o dia 3 de março. O governo é contra mudanças na proposta, que previa o pagamento de abono natalino para os beneficiários do Programa Bolsa Família apenas para o ano de 2019. O relatório do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) torna permanente o 13º do Bolsa Família e estende o abono para os cadastrados no Benefício de Prestação Continuada (BPC). As informações com a repórter Raquel Teixeira, da Rádio Senado.

TÓPICOS:
Amapá  Base do Governo  Bolsa Família  Ceará  Congresso Nacional  Distrito Federal  Família  Lei de Diretrizes Orçamentárias  Medida Provisória  Podemos  Política  PSL  Rede  Rede Sustentabilidade  Senador Eduardo Girão  Senador Randolfe Rodrigues  Sustentabilidade  Tributação 

Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900 | Telefone: 0800 61 22 11
Ao vivo